SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA NA REGIÃO DA MS-180, DIVISA COM JUTI.

Publicado em: 13/06/2024 13:12
Fonte/Agência: Imprensa Oficial
Autor: Kidão

A Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início nesta quinta-feira (13), a uma importante ação na região da MS-180, divisa de Iguatemi com o Município de Juti/MS. Os Agentes do Setor de Vigilância Sanitária estão participando da campanha de vacinação antirrábica, aplicando as vacinas em cães e gatos para proteger os animais contra essa doença viral mortal.

De acordo com o responsável pelo setor, Paulo Amaral, as fazendas da região estão participando ativamente desta campanha, reconhecendo a importância da proteção de seus animais e da comunidade em geral. Os proprietários estão sendo incentivados a vacinarem seus animais, garantindo assim a saúde e segurança de suas famílias e vizinhos.

A raiva, é uma enfermidade causada pelo vírus da família Rhabdoviridae, transmitida principalmente pela mordida de animais infectados, como cães, gatos, e até mesmo morcegos. É uma preocupação global de saúde pública devido à sua alta letalidade, uma vez que não há tratamento eficaz após o aparecimento dos sintomas.

É importante ressaltar que, a vacinação antirrábica é segura e eficaz, e é uma das medidas mais eficientes para prevenir a raiva em humanos e animais. Além disso, a participação ativa da comunidade é essencial para o sucesso desta campanha. Portanto, todos são encorajados a vacinar seus animais de estimação.

A campanha de vacinação antirrábica na região da MS 180 é um exemplo louvável de colaboração entre autoridades locais, proprietários de animais e a comunidade em geral na promoção da saúde pública e na prevenção de doenças graves. Juntos, podemos trabalhar para criar ambientes mais seguros e saudáveis para todos.