CONTROLE DE ENDEMIAS DE IGUATEMI REALIZA COLETA DE PNEUS NA USINA DE RECICLAGEM.

Publicado em: 22/03/2024 11:59
Fonte/Agência: Imprensa Oficial
Autor: Kidão

Na manhã desta sexta-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos Agentes do Controle de Endemias realizou a coleta de pneus usados na Cooperativa de Reciclagem de Lixo. Os pneus que são periodicamente recolhidos nas borracharias do Município, ou entregues pelos próprios Borracheiros, são levados até a cidade de Mundo Novo- MS, onde é feita uma seleção dos que possam ser reutilizados e o restante encaminhados para Curitiba para que seja feita a reciclagem dos mesmos.

De acordo com o Responsável pelo Setor de Controle de Endemias, Rodrigo Moraes, além da importância ambiental com a coleta dos pneus, existe também a preocupação em eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. A coleta dos pneus, foi feita através de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Obras.

“Um pneu, pode demorar 600 anos para se decompor no meio ambiente, ao mesmo tempo que este processo pode causar contaminação do solo e da área onde o objeto se encontra, pondo em risco a vida de animais que consumam água ou comida afetada pelos químicos. Se forem queimados, o material solta gases tóxicos que poluem o ar”.