Zé Roberto e Ministro da Pesca assinam convênio em Iguatemi

Publicado em: 25/12/2010 10:39
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Zé Roberto e Ministro da Pesca assinam convênio em Iguatemi

O prefeito de Iguatemi, José Roberto Arcoverde, e o Ministro da Pesca, Altemir Gregolin, assinaram o convênio de mais de R$ 500 mil para a construção de tanques de peixes e prestação de assistência técnica aos piscicultores da Agricultura Familiar. O evento foi nesta quinta-feira, 23, no anfiteatro da Escola Salvador Nogueira. Este foi o primeiro evento oficial em que o município de Iguatemi recebeu a presença de um Ministro da República. O evento contou com a presença de autoridades locais e de cidades vizinhas, como os prefeitos Cláudio Barcelos, de Tacuru, e Antonio Cavalcanti, o `Toninho`, de Mundo Novo. Também esteve presente o presidente da Câmara de Iguatemi, Jesus Milane de Santana; o Consultor do Território do Conesul, Erminio Guedes; o presidente da COPISC, Ilário Vanzin; e Jane Mattos, esposa do ministro que é natural de Iguatemi. O prefeito Zé Roberto ressaltou a importância da assinatura do convênio para a economia regional, através da agricultura familiar que pode ter na piscicultura mais uma importante fonte de renda e de melhoria da qualidade de vida dos agricultores. “Queremos com essa assistência contribuir para a diversificação da agricultura familiar, oferecendo aos agricultores que já estão trabalhando com piscicultura essa garantia e aos que pretendem entrar no projeto, essa alternativa”, explicou o prefeito. O Projeto prevê – de início - a construção de 25 tanques para a criação de peixe, assistência técnica na construção dos tanques, na produção e na comercialização dos produtos. O verba inicial em disposição do projeto é de R$ 535.493,00 – mas o valor total do projeto será de R$ 2 mi. O Ministro disse que a atividade de piscicultura exige bem menos espaço físico dos agricultores se for comparada com a produção de gado, cultura predominantes na região. “No espaço onde se produz uma tonelada de carne de gado, é possível produz quatro toneladas de carne de peixe” destacou. Altemir Gregolin considerou a piscicultura “uma bela alternativa de renda para a região” analisando a grande quantidade de água a disposição, clima e revelo propício. O frigorífico de peixe da COPISC (Cooperativa de Piscicultores) de Mundo Novo é a grande consumidora de toda produção da região. Parada no momento para reformas, o frigorífico deverá produzir de 4 a 5 toneladas de carne de peixe/dia. A COPISC conta hoje com 24 associados e uma produção anual superior a 460 toneladas/ano. “É um setor em plena expansão; que tem um mercado aberto” ressaltou Ilário Vanzin, presidente da cooperativa. O município de Mundo Novo também assinou um convênio para um repasse de R$ 500,00 mil. O dinheiro será aplicado na ampliação do Frigorífico de Peixe. FORCINHA Natural de Iguatemi, Jane Mattos, esposa do ministro, contou o quanto `matracou na orelha do marido` para que beneficiasse o município de onde veio. “Sempre lembrava ele (o Ministro Altemir Gregolin): ‘não esquece de Iguatemi!` São muitas cidades para ajudar, mas ele lembrou de Iguatemi.” Jane destacou o empenho do prefeito e sua equipe para conquistar o convênio. “Não adianta só pedir, tem que correr atrás e apresentar um bom projeto. E foi isso que o prefeito José Roberto fez: foi até Brasilia, procurou o Gregolin, apresentou o projeto – muito bem elaborador por ele e sua equipe – e conquistou o convênio”. É assim que funciona a política. Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou em 2009, em Itajaí, a lei que criou o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em substituição à Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap). Na ocasião Lula sancionou também a nova Lei da Pesca, que passa a considerar pescadores e aquicultores como produtores rurais com direito a créditos rurais com acesso a recursos mais baratos para financiar a produção. Empresas de beneficiamento, transformação e industrialização de pescado podem se beneficiar das linhas de crédito, desde que comprem a matéria-prima dos pescadores ou de suas cooperativas. O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Mais Alimentos tem recursos para atender o setor de pesca que envolve os produtores rurais que se dedicam integralmente ou parcialmente na atividade. O Ministério da Pesca será comandando pela senadora catarinense Ideli Salvatti no governo da presidenta Dilma. Gregolin deve continuar no governo, em outro cargo.