Saúde de Iguatemi adquire grande quantidade de medicamentos para a população.

Publicado em: 21/06/2013 18:33
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da Prefeitura de Iguatemi.
Saúde de Iguatemi adquire grande quantidade de medicamentos para a população.

A secretaria municipal de saúde de Iguatemi acaba de receber um novo carregamento de medicamentos e com isso reabasteceu por completo as prateleiras da farmácia central do PAM – Pronto Atendimento Municipal.

São centenas de caixas dos mais diversos tipos de remédios pertencentes à atenção básica de saúde para ser entregues gratuitamente para a população atendida nas unidades de saúde do município.

A secretária de Saúde de Iguatemi, Dra. Ivoni Pelegrinelli afirmou que durante quatro anos e meio, os investimentos em saúde superam em muito o percentual exigido pelo Ministério da Saúde, que é de 15%, onde Iguatemi investe hoje, 28% de toda sua arrecadação em Saúde.

“Apesar do não reconhecimento de algumas pessoas, a saúde é e sempre foi prioridade na administração do Prefeito José Roberto, tanto é que o histórico de investimentos feitos na atual gestão supera muito a de administrações anteriores” afirmou a secretária.

GASTOS COM MEDICAMENTOS ALÉM DA ATENÇÃO BÁSICA

Dra. Ivoni também explicou que hoje, além dos gastos com medicamentos da Farmácia Básica, mensalmente, são gastos pelas três esferas de governo (União, Estado e Município), aproximadamente 80 Mil reais com medicamentos de “Alto Custo”, ou seja, aqueles com valores elevados onde a pessoa com doença enquadrada nos requisitos exigidos pelo Programa é contemplada quando a mesma não tem condições de pagar por estes medicamentos. Também são gastos aproximadamente 180 Mil reais anualmente com medicamentos que estão fora da atenção básica, ou seja, aqueles não estão a disposição na Farmácia central do PAM e nos Postos de Saúde.

ATENDIMENTOS À INDÍGENAS DE OUTROS MUNICÍPIOS

A secretária também esclareceu que durante quatro anos e meio, o município de Iguatemi teve de atender os indígenas de uma aldeia de Japorã. “Tentamos firmar uma parceria com o município vizinho para nos ajudar a custear os atendimentos aos indígenas aqui no nosso município, mas não obtivemos êxito” disse ela.

Ela também ressaltou que o município de Iguatemi jamais poderia deixar de atender as pessoas que vinham da aldeia do município vizinho para serem atendidas no nosso PAM.

“Jamais deixamos de atender as pessoas que vinham da aldeia, pois a maioria dos casos eram urgentes e não podíamos nos omitir em salvar vidas, no entanto estávamos sendo obrigados à tirar dos nossos munícipes iguatemienses para ter que atender outros municípios sem ter nenhum retorno financeiro para a saúde da nossa cidade. Como não conseguimos entrar num acordo com os vizinhos neste sentido, resolvemos solicitar que não sejam enviadas novamente pessoas de lá para serem atendidas aqui e com isso garantir mais e melhores atendimentos aos nossos munícipes” finalizou a secretária Dra. Ivoni.

MAIS FOTOS E INFORMAÇÕES NO FACEBOOK OFICIAL: www.facebook.com/municipiodeiguatemi