Considerada um sucesso, Feira do Artesanato reuniu mais de 3 mil

Publicado em: 23/03/2010 09:49
Fonte/Agência: Por Sérgio da Luz - Assessoria de Comunicação
Considerada um sucesso, Feira do Artesanato reuniu mais de 3 mil

A Feira do Artesanato realizado pela Prefeitura de Iguatemi e a Associação dos Artesões de Iguatemi, na sexta-feira (19) e sábado (20), no centro da cidade, foi considerada um sucesso pela organização, pelo público e pelos artesões que participaram. Mais de três mil pessoas prestigiaram o evento (números da organização) durante os dois dias de feira, apresentações e shows. O prefeito José Roberto (PSDB) abriu oficialmente a feira, na sexta-feira. Em seu discurso, o prefeito destacou a importância do evento, em valorizar e divulgar a arte local. “Através da arte é possível ver as raízes e o talento do nosso povo” ressaltou. Sob o tema ‘Arte, Tradição e Cultura’ mais de 20 artesões revelaram seus trabalhos ao público e muitos moradores se surpreenderam ao ver a qualidade e beleza dos artesanatos locais. Uma grande estrutura foi montada para o evento: barracas, banheiros químicos, palco para apresentações e praça de alimentação. Praticamente todas as secretarias da prefeitura se mobilizaram para a realização da Feira. Nas duas noites cerca de 20 apresentações chamaram a atenção do público. As apresentações foram das mais variadas, de Dança de Rua á apresentações musicas tradicionais. A Feira revelou grandes artistas no teatro, na musica, na dança e no artesanato. “Um parente chegou e perguntou se era eu realmente quem pintava os quadros. Ela nem fazia idéia” contou a Maria Aparecida Melez, artesã, expressando a realidade de toda a classe no município. “Somos desconhecidos” resumiu. Artesões aprovam Feira Através da Feira o artesanato de Iguatemi ficou conhecido. Mais de 20 artesões divulgaram e comercializaram seus produtos. O projeto da Associação das Mulheres da Vila São Sebastião, que utiliza garrafas PET em artesanato e objetos de decoração foi uma das barracas mais visitadas. O projeto conta com a participação de 18 mulheres. A renda adquirida com a venda dos materiais confeccionados é dividida entre as artesãs e a Associação. A dona de casa Feliciana Oliveira, 58, que integra a associação, se agradou da iniciativa da prefeitura em realizar a Feira. “Valoriza o nosso trabalho, as pessoas conhecem o nosso trabalho e ainda dar ganhar um dinheirinho” conta a simpática senhora, aos risos. Com um estilo diferenciado, a artesã Maria Inês Allbrand, trouxe seu Artesanato Alternativo - como definiu – baseado no estilo Hip. “É o que o artesão precisa, é uma motivação para continuar fazendo o que tanto gosta” ressaltou. Maria conta que viveu como Hip durante muitos anos e percorreu seis países da América do Sul. Segunda ela, sua arte expressa um pouco de cada lugar onde passou. Já a artesã Ivone Perereira Essy destacou: “Muitas vezes os artesões ficam desanimados; não se sentem valorizados. Uma feira com esta é muito importante. Agora podemos vender e mostrar a todos o que fazemos”. Ivone integra a Associação das Mulheres do Assentamento Colorado, que conta com cerca de 30 associadas. Elas produzem uma diversidade de doces, com frutos cultivados em seus sítios. A exposição foi uma oportunidade única para quem gosta e procura por peças artesanais. Produtos como crochê, bisquit, pinturas em telas e tecidos, decopagem, artesanato em bambu e madeira foram algumas das atrações. A Feira do Artesanato foi organizada pela Prefeitura de Iguatemi, através da Coordenação de Cultura, com o apoio da Agraer. As secretarias de Desenvolvimento Econômico, Assistência Social, Educação e Obras também colaboraram. A organização pretende incluir o evento no calendário do município.