A Coordenação de Comunicação do IBGE informou, há pouco, que o prazo de encerramento das inscrições do processo seletivo para o recenseamento do Senso 2010, foi prorrogado para o dia 25, nos Correios. Pela internet a data de encerramento se manteve até o dia 04 de abril.
A data inicial de encerramento era até amanhã, 19, nos Correios. Conforme o comunicado emitido á imprensa, a prorrogação é devido a poucas inscrições em algumas cidades do estado.
Hoje, pela manhã, Paulo Diniz, coordenador da Sub-Área, de Navirai, responsável pelo município, realizou uma reunião no anfiteatro da escola Salvador Nogueira, com representantes do município, para apresentar os detalhes de como funcionará o Senso em Iguatemi.
Conforme Diniz, somente nos Correios aproximadamente 30 pessoas se inscreveram para o recenseamento no município. As inscrições pela internet ainda não foram computadas. Para Iguatemi á 14 vagas, sendo uma para Portadores de Necessidades Especiais e uma para o Assentamento.
Seletivo
Para participar do processo seletivo é necessário ter 18 anos completos na data da contratação, ter concluído o Ensino Fundamental (antigo 1º grau), ser brasileiro ou, em caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade.
É importante que o candidato tenha habilidade na comunicação interpessoal. As inscrições custarão R$ 18,00 e poderão ser feitas em postos credenciados pelos Correios. Para quem quiser se inscrever via Internet o prazo será maior: até 4 de abril, através do site da Cesgranrio.
Os aprovados no processo seletivo simplificado trabalharão na coleta de dados do Censo 2010, por um período de um a quatro meses, utilizando computadores de mão. O horário de trabalho será flexível, mas é recomendável que o candidato disponha de 25 a 30 horas semanal para realizar as entrevistas domiciliares.
A remuneração será por produção, com base na quantidade de domicílios recenseados. Em média, há 300 domicílios por setor censitário, que podem ser visitados em menos de 30 dias. É possível que um recenseador consiga completar mais de um setor ao longo do período da coleta de dados do Censo. O recenseador também terá direito ao 13º salário e às férias proporcionais aos dias trabalhados e à produção.