A Secretaria de Saúde de Iguatemi deflagrou mais uma etapa da Campanha Iguatemi contra a Dengue. Desta vez, a secretaria irá contar com o apoio da Secretaria de Saúde do Estado, que enviou o Carro Fumacë para auxiliar na aplicação do inseticida que elimina o mosquito transmissor da Dengue.
O Carro Fumace trás mais eficiência na aplicação dos inseticidas, conforme Gilmar Ribeiro, responsável pelo Setor Técnico da Coordenadoria de Vetores de Dourados. “Ele alcança pontos autos, onde a aplicação manual não tem condições de chegar” explicou.
Ribeiro destacou ainda que a participação popular é fundamental para a eficiência do trabalho. “Os moradores tem que abrir as portas de suas casas, para que o inseticida entre e alcance todos os cantos, onde o mosquito possa estar abrigado” disse.
Paralelo ao trabalho do veículo, as equipes da Agencia de Endemia, estarão dando continuidade às visitas nas casas, orientando e eliminando os possíveis focos do mosquito.
Para a Secretaria de Saúde do município, Ivone Pelegrineli, a vinda do Carro Fumace - como é conhecido - foi uma vitória, tendo em vista o grande número de cidades, também afetadas pelo aumento dos casos.
“Tivemos que insistir com o governo. Tem muitas cidades do estado, em condições mais criticas que o nosso município e o governo priorizava esses municípios. Mas com muito empenho, e até paciência, conseguimos trazer o veículo” ressaltou. Segundo a secretaria, os pedidos para a vinda do veículo começaram ainda no mês de fevereiro.
Estratégia
Na tarde de quinta-feira (11), responsáveis ligados ao Combate estiveram na Secretaria de Saúde discutindo a estratégia para esta nova etapa.
Na reunião ficou definido que o Carro Fumace irá percorrer quatro vezes todas as vilas do município aplicando o inseticida, em períodos com intervalos de cinco dias. A secretaria irá buscar também apoio em instituições, como igrejas, associações e escolas, para colaborarem com a conscientização da população.
A reunião contou com a presença de Gilmar Ribeiro, Vanusa Marques (Enfermeira Técnica da Vigilância Epidemiológica), Moisés Ferreira dos Santos (coordenador municipal do Controle de Endemias) e da secretaria de saúde, Ivone Pelegrineli,
Conforme a Agência Epidemiológica, 21 casos da doença já foram registradas no município, com 123 notificações feitas. No ano passado, Iguatemi não registrou nenhum caso da doença.