Parceria entre EB e Prefeitura garante limpeza do Parque Piray

Publicado em: 11/03/2010 15:38
Fonte/Agência: Por Sérgio da Luz - Assessoria de Comunicação
Parceria entre EB e Prefeitura garante limpeza do Parque Piray

Um mutirão formado pelo Exército Brasileiro, com parceria da Prefeitura de Iguatemi limpou e organizou Parque Ecológica Usina do Piray, em Iguatemi – na saída para Eldorado.

A iniciativa foi da Secretária de Meio Ambiente, em conjunto com a Secretaria de Obras, que buscaram apoio do EB. “Após nos ajudar no mutirão de Combate a Dengue, o comandante se prontificou e colocou seus soldados a disposição para outras eventuais necessidades; foi então que fechamos a parceria para transformar o parque” destacou Juarez Figueiredo, secretario de Meio Ambiente.

O trabalho desenvolvido visou à revitalização emergencial para que o local tenha condições de receber as visitas. Foram feito podas de árvores, corte de grama, retirada de entulho e galhos, e outras melhorias.

Parque Piray

O Parque Natural Municipal do Piray, ou simplesmente Parque da Usina do Piray, em Iguatemi. A região do parque foi decretada como Área de Preservação Ambiental (APA) em maio de 2004. O Parque fica no km 5 da rodovia MS 295.

O Parque é uma peça crucial de todo o conjunto paisagístico, ecológico e histórico-cultural da cidade; vital também para a recuperação da cabeceira do Córrego Piray, o Parque do Piray contribui para mais uma série de melhorias na racionalização dos recursos ambientais e na questão da ocupação ordenada do solo

Vale à pena fazer uma visita e conhecer a história da ligação íntima que o Parque tem com a cidade: em 1968 foi nele construída uma usina hidrelétrica, que era capaz de fornecer toda a energia elétrica da cidade. Sua capacidade de produção era em torno de 150 KWA’s. Foi desativada 18 anos depois, com a abertura da Usina de Itaipu. Mas a cachoeira ainda está lá, remanescente da antiga barragem da usina.

Compõe um cenário bucólico e maravilhoso que atrai muitos turistas, desde os que vêm para vê-la até os mais desatentos, que só descobrem o local quando estão viajando pela Rodovia MS 295, e de repente se deparam com essa maravilha.