Iguatemi recebe representantes do Território da Cidadania do Conesul

Publicado em: 04/03/2010 17:15
Fonte/Agência: Por Sérgio da Luz - Assessoria de Comunicação
Iguatemi recebe representantes do Território da Cidadania do Conesul

Representantes dos municípios que integram o Território da Cidadania do Conesul estiveram em Iguatemi, na manhã de quinta-feira (04), discutindo as próximas ações, projetos e a participação no Consórcio de Prefeitos do Conesul.

No plenário da câmara, a reunião recebeu sete, dos oitos cidades que integram a união, conhecida como Colegiado. Participaram Iguatemi, como anfitriã, Navirai, Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Tacuru e Sete Quedas. Somente Eldorado não mandou representante.

Entre os principais assuntos debatidos, à participação do Território junto ao Consórcio dos prefeitos se destacou na pauta. Conforme os participantes, os projetos desenvolvidos pelo Território serão integrados ao Consórcio, através do Conselho Consultivo e do Comitê Regulador.

“A participação direta no consórcio é importante, pois são ele (os prefeitos) que podem aplicar os projetos” disse Emerson Batista, membro do colegiado de Iguatemi.

Após a reunião, os representantes foram conhecer onde será a sede do Território, localizado no centro de Iguatemi. A obra do prédio está no início e terá 150 metros quadrados com cinco salas, cozinha e um anfiteatro com capacidade de 40 pessoas.

Para o secretario de desenvolvimento econômico, Juarez Figueiredo, é um privilégio o município ter a sede da entidade. “A logística de Iguatemi é interessante, é privilegiado com sua localização geográfica e se firma com o potencial de pólo” destacou.

Entenda o projeto
O “Território da Cidadania” é composto por oito municípios da região Cone Sul do estado que buscam recursos para as cidades participantes do programa. O dinheiro deve ser aplicado em projetos de organização sustentável da produção nas áreas da saúde, saneamento e acesso à água, educação, cultura, infra-estrutura, apoio à gestão territorial e ações fundiárias.

O Território abrange uma área de 12.733,00 Km² e é composto por 8 municípios: Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Mundo Novo, Naviraí, Sete Quedas e Tacuru.

A população total do território é de 128.662 habitantes, dos quais 35.037 vivem na área rural, o que corresponde a 27,23% do total. Possui 4.172 agricultores familiares, 4.558 famílias assentadas e 6 terras indígenas. Seu IDH médio é 0,73.