Somente em janeiro, Ciat empregou 197 profissionais

Publicado em: 21/02/2010 15:57
Fonte/Agência: Por Sérgio da Luz - Assessoria de Comunicação
Somente em janeiro, Ciat empregou 197 profissionais

O Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat) divulgou o balanço das atividades realizadas no mês de janeiro, com número de contratações, intermediação de vagas formais e informais e cursos do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã.

Com pouco mais de dois meses em atividade, o Centro obteve um resultado bastante expressivos. Conforme o balanço foram realizados 918 atendimentos formais – cadastramentos, emissão e inclusão de currículos no sistema, entre outros – com 232 profissionais encaminhados, destes 179 contratos e atuando no mercado. Pelo informal - relacionada a profissões sem registro, como diaristas – foram 246 atendimentos, com 33 encaminhamentos.

Para o gestor do Ciat, Clodoaldo Bonkoski, o sucesso do programa se deve a alguns fatores aplicados dentro do sistema de trabalho. “Buscamos tanto o empregador, quanto o empregado; capacitamos e procuramos encaixar o perfil ideal de cada profissional à necessidade da empresa que oferece a vaga” explicou.

Segundo Bonkoski as empresas locais ainda estão se acostumando com trabalho oferecido pelo Ciat. Para ele é uma “questão cultural, que aos poucos o mercado vai perceber a eficiência do serviço”.

O gestor explicou ainda que nos últimos dias, Iguatemi recebeu novas empresas, que vieram de outras cidades. Acostumadas com a intermediação de agencias de empregos, essas empresas foram as que mais procuraram o Ciat. O Supermercado ABV, por exemplo, solicitou mais de 60 funcionários, para a nova unidade que deverá ser inaugurada em março.

A
capacitação também faz parte do trabalho desenvolvido pelo Ciat. Em 45 dias, o Centro ofereceu quatro cursos: Comércio, Telemática, Administração e Metalmecânica. O próximo curso poderá ser de Sucroalcooleiro. Mas ainda falta o acerto final.

Todos os cursos foram oferecidos pelo Projovem, programa que visa profissionalizar jovens de 18 a 29 anos.

Parceria
O Sindicato Rural fechou uma parceria e estará oferecendo seus cursos através do Ciat. Agora, cursos do Senar e Senai serão supervisionados pelo Centro. Outras entidades também podem procurar o Centro para fechar parcerias.

Prefeito
Para o prefeito José Roberto (PSDB) o balanço apresentado representa o momento em que Iguatemi está passado, de investimentos. “Nossas empresas chegam e geram mais empregos, aquecendo a economia do município. Isso demonstra que os empresários estão acreditando” destacou.