Prefeitura de Iguatemi faz a distribuição de hipoclorito

Publicado em: 15/12/2009 08:08
Fonte/Agência: Assessoria de Imprensa
Prefeitura de Iguatemi faz a distribuição de hipoclorito

A Vigilância Sanitária, ligada a Gerência de Saúde da Prefeitura de Iguatemi está fazendo a distribuição de hipoclorito de sódio (2,5 %) para as comunidades rurais e assentamentos e nos Postos de Saúde da Família (PSFs) do município.

De acordo com a gerente municipal de Saúde, Ivoni Pelegrinelli, o material foi adquirido através de convênio celebrado entre a Prefeitura de Iguatemi e o Secretaria Estadual de Saúde (SES). Para Iguatemi houve o envio de 60 caixas com 50 frascos de 50 ml em cada um.

O hipoclorito de sódio pode ser utilizado em mistura da solução com a água, melhora a coloração da água e ainda pode ser embebido em vasilhas, de molho, para a lavagem de verduras e legumes. “Cada um pode colocar duas gotas por litro de água e após meia hora de tratamento, o líquido fica apto ao consumo”, afirma o coordenador municipal da Vigilância Sanitária, Paulo do Amaral Freitas.

O objetivo é facilitar o tratamento da água em locais onde a potabilidade é baixa, visando a prevenção de algumas doenças (como a cólera) e para que seja evitada a diárréia. Se utilizado de forma correta, o hipoclorito elimina todas as bactérias, da água e dos alimentos.

No ano de 2009, a Vigilância Sanitária de Iguatemi conseguiu ultrapassar todas as metas pactuadas com a Secretaria Estadual de Saúde, devido ao apoio recebido da Gerência Municipal de Saúde, por determinação do prefeito José Roberto Arcoverde, que atendeu rapidamente todas as solicitações que lhe foram feitas.