Prefeitura de Iguatemi faz distribuição de calcário

Publicado em: 26/11/2009 17:08
Prefeitura de Iguatemi faz distribuição de calcário

Em uma parceria da Prefeitura com o escritório local da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) de Iguatemi, está acontecendo a distribuição de calcário e sementes de milho aos produtores dos três assentamentos do município (Rancho Loma, Nossa Senhora Auxiliadora e Colorado).

De acordo com o coordenador local da Agraer, Emerson Batista, está havendo a distribuição de 30 toneladas de calcário, na terceira etapa do programa. Além do calcário está havendo a distribuição de três toneladas de milho para o plantio de subsistência aos 15 beneficiários, que estão ganhando duas toneladas de calcário cada um.

Nas duas etapas anteriores houve a distribuição de 40 toneladas em cada uma, totalizando 110 toneladas de calcário distribuído até o final da primeira semana de dezembro. O objetivo inicial é dar condição para que os assentados corrijam o solo, principalmente dos que tem pastagem, visando melhorar a qualidade alimentar do gado leiteiro.

A distribuição do calcário, segundo o prefeito José Roberto Arcoverde (PSDB), é uma sinalização de que está sendo determinado para que as Gerência Municipal de Desenvolvimento Econômico debata junto com a Agraer e as associações de produtores, o formato de um futuro Banco de Calcário, com possibilidade de formatar uma lei que possa regularizar a o funcionamento e a distribuição.

A princípio, neste ano, cada produtor está recebendo duas toneladas de calcário, mas dependendo de como fique a lei, e da necessidade de cada produtor rural, possa haver distribuição individual entre 200 quilos e três toneladas do produto, além de ser fixadas as condições de funcionamento. Neste ano ficou fixado que na parceria, a Agraer ficou com a responsabilidade do subsídio ao custo do óleo diesel e parte do frete (a outra parte ficou para o produtor beneficiário) e a Prefeitura cedeu o caminhão para o transporte e a pá carregadeira para auxiliar na distribuição do calcário, nas pequenas propriedades rurais.