PSFs de Iguatemi estão no amamenta Brasil

Publicado em: 13/11/2009 17:20
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
PSFs de Iguatemi estão no amamenta Brasil

Em Iguatemi, os Postos de Saúde da Família estão integrados à Rede Amamenta Brasil, na campanha pelo aleitamento materno. O credenciamento dos postos, com os banners de unidade amiga da amamentação, ocorreu recentemente com visitas do prefeito José Roberto Arcoverde, da gerente de Saúde Ivoni Pelegrinelli e da tutora do programa – Maria Olavinda de Souza.

Recentemente todos profissionais de saúde, atuantes nos Psfs participaram de uma oficina de capacitação e estão aptos a atuar em prol da amamentação com leite materno. Deve haver o monitoramento da rede com as famílias, através do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional na Internet (SISVAN WEB).

O sistema informatizado registra informações do estado nutricional e do consumo alimentar dos usuários do SUS, implantado desde 2007. Durante o encontro aconteceram discussões sobre as ações que estão ocorrendo na rede das unidades, além de formular novas estratégias para a saúde da gestante.

REDE

O Ministério da Saúde instituiu desde 2006 a Rede Amamenta Brasil para reduzir a mortalidade materno-infantil com o aumento dos índices de aleitamento materno no país. O programa é desenvolvido pelo SUS de forma articulada com unges, com as redes municipais e estaduais, e tem como objetivos contribuir para o desenvolvimento de competências nos profissionais de saúde a fim de se tornarem agentes de mudança no ensino e aprendizagem do aleitamento materno para outros profissionais.

Também há a busca a consecução de uma prática de integração para discutir o aleitamento materno no contexto do processo de trabalho das Equipes de Saúde e monitorar os índices praticados nos municípios.