Várias centenas de pessoas estiveram nas filas, passaram pela triagem e foram atendidas pelas atendentes, durante o mutirão de documentos e ação global, realizada nesta terça-feira (10), no período compreendido entre 8h e 16h, na sede do Cras / Projeto Conviver.
O evento foi realizado pela Prefeitura de Iguatemi, através das gerências municipais, de Assistência Social e de Saúde, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA).
Foi providenciada a expedição gratuita de documentos pessoais como a carteira de identidade, CPF em primeira via, inscrição do INSS, benefícios e inscrição, certidão de nascimento, carteira de trabalho, carteira da previdência social, consulta a defensoria púbica e registro do INSS, entre outros.
Na ação global, foi providenciado o atendimento de manicure, fotografia, havia brinquedo (escorregador) para criança e durante o dia de terça-feira, a Gerência Municipal de Saúde participou do evento, fazendo a aferição de pressão, exames de diabetes e outros pequenos procedimentos.
Para tornar possível a expedição das carteiras de identidade, houve a colaboração da Delegacia de Polícia Civil, que enviou um papiloscopista. Também foram programadas as palestras da Eletrosul (uso correto da energia elétrica) e da Sanesul (uso correto da água).
Apesar de originariamente o programa ser voltado para as mulheres, os documentos são feitos para as pessoas do sexo masculino e feminino e as fotografias necessárias foram tiradas gratuitamente.
O Programa Nacional de Documentação do Governo Federal é realizado com a colaboração das delegacias federais nos Estados e superintendências regionais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), sob a coordenação da Assessoria Especial de Gênero, Raça e Etnia (Alegre), com a colaboração das prefeituras.