Na última sexta-feira, no anfi-teatro Salvador Nogueira, em Iguatemi, os profissionais da área de saúde do município, juntamente com seus colegas de Mundo Novo, Naviraí, Itaquiraí e Eldorado, participaram da Roda de Conversa sobre Humanização”, um congresso organizado pelo setor de humanização do Estado de Mato Grosso do Sul.
Segundo a gerente municipal de Saúde – Ivone Pelegrinelli, o foco maior estendeu-se em melhorias para melhorar, e amenizar o desconforto do usuário (paciente) no ambiente hospitalar; como visitas ampliadas, convencer o gestor, profissional da saúde em ouvir os usuários e encontrar alternativas para ampliar as visitas.
De acordo com a coordenadora municipal do programa de humanização (PNM) – Ludelça Dorneles Ledesma, o objetivo do grupo de trabalho é garantir o atendimento humanizado nas unidades conveniadas e integrantes do Sistema Único de Saúde (Sus), com a garantia de reconhecimento dos envolvidos quanto ao reconhecimento do outro como cidadão de direito, melhorando o processo de interação nas equipes.
Apontam encarar os problemas como desafios a serem superados. Lembrando que todos são dignos de serem bem tratados e que a grande proposta do PNH é efetivar o Sus, pensando menos nos recursos, mas trabalhando, conscientizando e valorizando e respeitando o usuário e interagindo, adequando o trabalho a nossa realidade.
O evento serviu também para dar qualificar os servidores da área de saúde, para que cada vez adotem práticas de atendimento com dedicação e atenção ao usuário do Sus, valorizando os diferentes sujeitos implicados no processo de promoção de saúde.
De acordo com a gerente municipal de Saúde, Ivone Pelegrinelli, a atenção ao usuário ganha maior efetividade quando existe a harmonia entre os sujeitos envolvidos no processo de gerir e de cuidar dos pacientes, com harmonia com o ambiente físico, social e profissional, que segundo ela, devem estar relacionado a um projeto de saúde voltado para atenção acolhedora resolutiva e humana.