Iguatemi sedia a Feira do Leite

Publicado em: 07/10/2009 15:58
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Iguatemi sedia a Feira do Leite

Entre os dias três e seis de dezembro, no recinto Estrela Leilões, Iguatemi sedia a Primeira Feira do Leite do Território Conesul. Será o show da pecuária leiteira iguatemiense, que produziu nove milhões de litros em 2008 e pode atingir onze milhões em 2009. Atualmente a manutenção da média de 30 mil litros/dia.

A feira do Leite do território Conesul de Iguatemi terá uma vasta programação nos quatro dias de evento. Haverá torneio leiteiro entre produtores familiares de toda a região, área para shows com artista regionais e nacionais (o já anunciado cantor Daniel e uma outra atração nacional a ser confirmada), leilões de matrizes e reprodutores leiteiros com investimentos destinados aos produtores da linha Pronaf, competições rurais com provas funcionais e rodeio, baile com banda todas às noites.

O prefeito José Roberto Arcoverde disse que Iguatemi com sua economia voltada toda para agropecuária e logisticamente centralizada no território, foi o município indicado para a realização deste grande projeto. “Esta Feira do Leite é um grande evento que fortalece a imagem e que destaca as potencialidades do município”.

O coordenador do escritório local da Agraer, Emerson Batista, disse que “a Feira do Leite do território Conesul de Iguatemi com certeza beneficiará produtores, empresário, comerciantes e população como um todo dos oito municípios da região”. Ele acredita que “será uma feira capaz de chamar a atenção dos vários elos da cadeia do leite para o potencial desta região, do fortalecimento da economia da imagem da atividade e dos Agricultores Familiares, com novas oportunidades para o setor, que terá uma grande confraternização dos envolvidos na cadeia produtiva”.

A realização é da Prefeitura, com organização da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) em parceria com o Colegiado de Desenvolvimento do Território Conesul (Codeter), com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Câmara Municipal.

Show de atrações

A Feira do Leite, a ser realizada entre os dias três e seis de dezembro, em Iguatemi, terá o Primeiro Seminário do Leite do Território Conesul, com apresentação do Projeto Balde Cheio para produtores de leite dos oitos municípios; apresentação de um caso de sucesso na atividade do Município de Iguatemi; apresentação do programa de capacitação da Agraer para produtores de leite; curso de processamento artesanal do leite; palestra sobre a viabilidade da pecuária leiteira na agricultura familiar; palestra sobre medicina veterinária preventiva e saúde animal; palestra sobre irrigação de pastagem; workshops e painéis.

Haverá também reunião de negócios entre os empresários do seguimento, produtores e autoridades políticas; apresentação do museu dos pioneiros e da história de Iguatemi (contada e exposta pelas famílias pioneiras, com exposição de fotos, documentos, objetos e depoimentos e lançamento da sede fixa);

Pavilhão da agricultura familiar com estrutura para abrigar expositores de produtos obtidos através do trabalho do homem do campo da região, doces, artesanatos, destilados, laticínios, culturas alternativas, toda a criatividade e a cultura de quem vive na terra.

Haverá também área para exposição de equipamentos, maquinários, veículos e armazéns com stands montáveis, stands bancários, parque de diversões, mini-fazenda (com demonstrações de tecnologias de produção e conservação de solo), queima do alho almoço com comidas típicas, cavalgada e charreteada de abertura, show pirotécnico todos os dias e shows musicais (acertada a presença do cantor Daniel e uma está havendo a negociação com um outro artista de renome nacional).