Produtores de Iguatemi ganham o Canal Facilitador do Crédito

Publicado em: 24/09/2009 11:32
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Produtores de Iguatemi ganham o Canal Facilitador do Crédito

O prefeito de Iguatemi – José Roberto Arcoverde, o coordenador do escritório local da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) – Emerson Batista e o gerente da Agência do Banco do Brasil de Mundo Novo – Neivo Alves de Faria, assinaram o convênio para a implantação do Canal Facilitador do Crédito (CFC), em solenidade realizada na Câmara Municipal.

Com a iniciativa, os produtores da agricultura familiar do município devem ganhar mais tempo e facilidade para realizar as operações de crédito. Na parceria estabelecida, a Prefeitura deve ceder um funcionário e um computador de última geração para facilitar a abertura dos projetos feitos com a assistência técnica da Agraer.

De acordo com o gerente municipal de Desenvolvimento Econômico, Juarez Figueiredo, normalmente os assentados das glebas Rancho Loma, Colorado e Nossa Senhora Auxiliadora viajam três ou mais vezes para obter o financiamento do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf).

Dezenas de assentados da gleba Nossa Senhora Auxiliadora viajaram 80 quilômetros para assistir a solenidade simples. Normalmente eles viajam esta distância até Iguatemi e mais 70 quilômetros até Mundo Novo, pelo menos três vezes a cada safra, para obter a liberação dos recursos. A tarefa ficará simplificada com a abertura da sala de atendimento na Agraer.

De acordo com o gerente do BB – Mundo Novo, os projetos dos assentados de Iguatemi não precisarão mais que entrar na fila de atendimento, na a agência da cidade que atende oito assentamentos e pequenos produtores rurais de quatro municípios.