Em todas as quintas-feiras a Gerência Municipal de Saúde da Prefeitura de Iguatemi presta atendimento especial para dezenas de gestantes, no Posto de Saúde da Família (PSF) da Vila Rosa.
O trabalho é coordenado pela enfermeira Ludelça Ledesma. Ela informa que as gestantes vão até a unidade de saúde para participar de um conjunto de ações que englobam procedimentos básicos. As participantes do programa se comprometem a fazer a visita no PSF pelo menos uma vez por mês.
As mulheres reunidas no PSF da Vila Rosa recebem informações repassadas através de palestras educativas, voltadas para a valorização da saúde da gestante, e são recebidas com um coquetel festivo. “A idéia e destacar a importância do pré-natal na vida da mãe e do futuro neném”, afirma a enfermeira coordenadora.
Nas palestras, a amamentação é tema principal, e o conceituado leite materno é recomendado como alimento único e suficiente para o recém nascido até os primeiro seis meses de vida.
De acordo com Ludelça, as ações desenvolvidas no programa estão contribuindo para melhorar a qualidade de vida da população gestante do município. “Na medida em que atribui um acompanhamento com profissional qualificado se percebe que a auto-estima permite obter resultados satisfatório na saúde de cada uma delas”, afirma.
Ludelça destaca que a experiência repassada contribui para o aumento de partos normais, e só assim pode chegar ao número menor de intervenção cirúrgica entre as gestantes.
No PSF da Vila Rosa, a mulher gestante que participa de uma palestra mensal e concorre ao sorteio de presentes para o bebê, além de receber informações que abordam temas aparentemente simples, tais como sinais e sintomas do parto, amamentação e banho do recém-nascido.