Começa nesta terça-feira a segunda etapa da campanha de vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil) coordenada pela Prefeitura de Iguatemi, através da Gerência Municipal de Saúde. Nesta semana as vacinas estão disponíveis nos Postos de Saúde da Família (PSFs) e uma equipe volante deve percorrer a área rural.
De acordo com a gerente de Saúde, Ivone Nabhan Pelegrinelli, o ponto alto da campanha é encerramento, também conhecido como Dia D, que deve acontecer no próximo sábado, dia 19, na área urbana. A mobilização é para atender as crianças de zero a cinco anos.
O atendimento para a população que procura a vacina acontece nos postos (PSFs) da Vila Nova esperança, Vila Operária, Vila Rosa e no posto rural (com extensão no assentamento Rancho Loma, Ponto Touro e assentamento Nossa Senhora Auxiliadora).
A equipe da Gerência Municipal de Saúde tem pelo menos 15 profissionais comprometidos no desenvolvimento desta campanha de vacinação, tendo como meta a vacinação de pelo menos 95%. Na primeira etapa, no município de Iguatemi houve a vacinação de 99,5% .
A gerente de saúde disse que é importante que os pais levem seus filhos para ser imunizados, pois a poliomielite é uma doença grave, não tem cura e pode causar paralisia dos membros. “A única forma de prevenir a doença é a vacinação”, afirmou.