Iguatemi faz a separação do lixo para a reciclagem

Publicado em: 21/08/2009 14:33
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Iguatemi faz a separação do lixo para a reciclagem

A Prefeitura de Iguatemi, através da Gerência de Urbanismo, Obras e Infra-Estrutura mantém um programa de coleta seletiva na cidade, com separação do lixo e posterior encaminhamento para a reciclagem.

A população iguatemiense produz entre nove e doze toneladas de lixo ao dia, recolhidos diariamente, entre a segunda-feira e o sábado. Deste total estimativo, o gerente municipal de Urbanismo, Obras e Infra-Estutura, Nelson Rezende de Moraes, acredita que o aproveitamento seja de cerca de 30%.

O material descartado, juntamente com o lixo orgânico, vai para o aterro sanitário controlado. Nelson disse que o lixo que não é aproveitado é colocado em uma vala, no terreno de quatro alqueires, que fica no corredor público municipal. Após a prensagem do material reciclável, há a comercialização, através de leilões públicos, com a venda ao preço mínimo de R$ 0,35 por quilo.

A cidade de Iguatemi é limpa diariamente. No sentido das avenidas principais o recolhimento acontece nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras. Nas ruas do sentido transversal o recolhimento é na terça e na quinta-feira. No sábado pela manhã há o recolhimento na área central.

São 17 pessoas sendo ocupadas na coleta de lixo e há a utilização de um caminhão. A este quadro de colaboradores, soma se seis pessoas que atuam na prestação de serviços de uma empresa terceirizada.

Bem tratados

O gerente municipal de Urbanismo – Nelson Moraes, disse que a Prefeitura fornece todo o material de proteção individual (EPIs), tais como luvas, aventais, botas, máscaras de proteção e capas de chuva aos servidores públicos municipais e terceirizados que atuam nos serviços de coleta, separação e no aterro do lixo de Iguatemi.

Antes de iniciar a jornada de trabalho, os funcionários se servem em um café da manhã (reforçado), que é servido entre 6h30 e 7h. Tanto os coletores de lixo quanto os separadores participam. Eles recebem pão, presunto, apresuntado, mussarela, manteiga ou margarina, café com leite e chá ou suco. Todo o alimento é oferecido em local limpo e higienizado.

Assentamentos e escolas

O prefeito de Iguatemi, José Roberto Arcoverde (PSDB) disse que para facilitar a execução dos serviços de limpeza e separação do lixo reciclável, está sendo viabilizado um novo veículo para a coleta do lixo nos assentamentos. A intenção é fazer da Unidade de Processamento de Lixo (UPL) de Iguatemi um modelo para o Mato Grosso do Sul.

A intenção é iniciar o serviço de coleta de lixo nos assentamentos Rancho Loma, Colorado e Nossa Senhora Auxiliadora. “Eles também consomem e produzem lixo reciclável, mas tem que se estudar uma forma racional de se fazer a coleta, com a participação das comunidades”. A viabilidade está sendo estudada e está em discussão a inclusão na previsão orçamentária municipal de 2010, a ser enviada para a Câmara Municipal.

UPL de Iguatemi está à disposição das escolas para visitas e excursões de escolares em trabalhos educacionais, como aconteceu recentemente com alunos da escola Oito de Maio.