Profissionais de saúde são capacitados em Iguatemi

Publicado em: 18/08/2009 10:12
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Profissionais de saúde são capacitados em Iguatemi

Mais de 50 profissionais de saúde receberam instruções de capacitação aplicadas na jornada de um dia, desenvolvida no projeto Toque de Vida, desenvolvida na escola Salvador Nogueira, na segunda-feira. Os trabalhos foram desenvolvidos em uma parceria da Prefeitura de Iguatemi com a Secretaria Estadual de Saúde.

De acordo com a gerente municipal de Saúde, Ivone Pelegrinelli, a capacitação teórica teve a participação de profissionais de Iguatemi, Mundo Novo e Eldorado. As atividades foram iniciadas pela manhã com orientações repassadas por um médico mastologista (de Campo Grande) pra médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, entre outros.

A tarde, no posto de saúde da Vila Operária houve a participação popular, na capacitação dirigida para médicos e enfermeiros. Segundo a coordenadora do programa de saúde da mulher – Maria Olavinda de Souza, 62 mulheres da comunidade atenderam ao convite da Gerência Municipal de Saúde e foram examinadas, na prevenção ao câncer de mama.

Atividades culturais e momento de lazer marcaram o final das atividades do programa de capacitação, com a presença da primeira-dama, Sandra Arvcoverde e a gerente municipal de saúde – Ivone Pelegrinelli, juntamente com vereadores, dirigentes municipais e demais membros da comunidade iguatemiense. Eles assistiram a uma apresentação artística do Peti (dança) e a apresentação teatral do grupo

PROJETO

O Projeto Toque de Vida, implantado em Matogrosso do Sul em 2004 visa a atenção integral à saúde da mulher, melhorando a qualidade de vida das mulheres sul-mato-grossenses e a minimizar os danos físicos, psíquicos e sociais produzidos pelo câncer de mama na população.

O desconhecimento das mulheres sobre seu corpo, a falta de informação sobre o câncer da mama e o medo de descobrir a doença, aliados às dificuldades de acesso aos serviços de saúde, à falta de humanização nos atendimentos e à deficiência de profissionais capacitados constitui uma realidade preocupante no país.