Iguatemi desenvolve o Projeto Toque de Vida

Publicado em: 14/08/2009 09:47
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Iguatemi desenvolve o Projeto Toque de Vida

A partir de segunda-feira (17), a Prefeitura de Iguatemi, através da Gerência Municipal de Saúde. Desenvolve o projeto Toque de Vida. Com exames clínicos a serem feitos nos posto de saúde do município haverá os exames preventivos e rastreamento para detectar o câncer de mama.

A gerente de Saúde, Ivoni Peligrinelli, disse que perante a Secretaria Estadual de Saúde, os profissionais da área, em Iguatemi, assumiram o compromisso de desenvolver o projeto, com o objetivo de examinar pelo menos 80% das mulheres em idade fértil, com a utilização de profissionais capacitados.

A coordenação do programa Saúde da Mulher, a enfermeira Olavinda, está envolvendo todos os profissionais de saúde (com uma equipe multidisciplinar), e busca maior participação dos meios de comunicação comunitários, possibilitando "falar mais sobre o câncer de mama". Ela afirma que se foi aumentado o número de casos detectados de câncer de mama precocemente, pode haver maior adesão ao tratamento e aumenta a sensibilidade da população sobre o assunto.

Mais ação

Nas ultimas décadas o câncer de mama vem ganhando importância crescente, acometendo mulheres cada vez mais jovens e em um numero cada vez maior, no Brasil o câncer de mama é a neoplasia maligna mais freqüente entre as mulheres.

Cerca de 50% dos tumores de mamas detectados nas mulheres brasileiras encontran-se em estágios avançados (III e IV) o que dificulta e piora a qualidade de vida dessas pacientes. No Mato Grosso do Sul, entre 1980 e 2005, a taxa de mortalidade por esse tipo de câncer aumentou 230%.

O Projeto Toque de Vida, implantado em Matogrosso do Sul em 2004 visa a atenção integral à saúde da mulher, melhorando a qualidade de vida das mulheres sul-mato-grossenses e a minimizar os danos físicos, psíquicos e sociais produzidos pelo câncer de mama na população.

O desconhecimento das mulheres sobre seu corpo, a falta de informação sobre o câncer da mama e o medo de descobrir a doença, aliados às dificuldades de acesso aos serviços de saúde, à falta de humanização nos atendimentos e à deficiência de profissionais capacitados constitui uma realidade preocupante no país.