Instalada a Comissão Municipal do Censo 2010

Publicado em: 06/08/2009 14:02
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Instalada a Comissão Municipal do Censo 2010

Em parceria com a Prefeitura de Iguatemi, foi criada a Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE), reunirão no auditório do Paço Municipal, na tarde de quinta-feira. O objetivo é organizar as ações da realização do XXII Censo Demográfico de 2010.

A criação da comissão é um dos primeiros passos do IBGE, objetivando a organização da estrutura visando a próxima contagem populacional. Ela deve contar com representantes de entidades de classes, organismos educacionais e integrantes dos poderes executivo e legislativo do município.

A Prefeitura deve apoiar para a realização da nova contagem, programada para julho do ano que vem. O Censo é importante para atualização da base territorial, e os números têm influência direta sobre o repasse de recursos federais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), entre outros.

O prefeito José Roberto Arcoverde (PSDB) esteve na abertura dos trabalhos e garantiu a participação da Prefeitura, auxiliando na divulgação Censo 2010 e da realização dos testes seletivos (concurso) para escolha da equipe que fará o trabalho de campo no município.

Durante a reunião, os coordenadores explicaram os mecanismos de trabalho do IBGE. Segundo eles, o sistema está mais seguro, com medidas como pagamento dos recenseadores por domicílio visitado e inclusão de trabalho aos fins de semana nos locais onde for necessário. “Criamos várias ações novas para garantir a exatidão dos resultados”, aponta Jair Alves dos Santos, coordenador regional do IBGE.