Terceirização da coleta de lixo hospitalar evita acidente

Publicado em: 30/07/2009 15:00
Fonte/Agência: Assessoria de Comunicação
Terceirização da coleta de lixo hospitalar evita acidente

A Gerência de saúde cumpre rigorosamente o tratamento na coleta de lixo. Embora pareça uma ação comum, mas é uma das medidas mais significantes para o controle de saúde e do meio ambiente.

Preocupado com as normas de saúde pública, e as adaptações exigidas para o destino correto do lixo hospitalar, a administração municipal do prefeito Zé Roberto, contratou uma empresa especializada no manuseio do produto para coletar e dar o destino final do lixo - A empresa Spielmann Ltda, da cidade de Dois Vizinho (PR).

A coleta e feita quinzenalmente, em todos os PSFs e no Pronto Socorro. São recolhidos os resíduos químicos do tipo B, que são medicamentos vencidos. E resíduos químicos do tipo A, materiais descartáveis contaminados.

Os resíduos (lixo hospitalar) são incinerados e depositados em um local totalmente adequado, que segue as normas do Instituto Ambiental do Paraná - IAP.

A determinação de dar destino correto ao lixo aconteceu após a ocorrência de vários acidentes e atendimentos aos trabalhadores (catadores de lixo), que além de acidentes físicos, corriam o risco de se contagiar com material tóxico. Para diminuir a contaminação ambiental, o respeito com o cidadão, foram adotadas essas medidas de precaução para evitar danos à vida.