Dia 05 de Junho dia Mundial do Meio Ambiente, no Anfiteatro Salvador Nogueira a Escola Estadual 8 de Maio, alunos do 3º ano matutino, sobre a direção da professora bióloga Maria Neusa de Góes, Rodrigo Biólogo e o Núcleo de Meio Ambiente através do Gerente Municipal Juarez e Sirlei Bióloga, apresentaram o seminário sobre Lixo e Saúde, adequado a realidade do nosso município.
A bióloga Sirlei falou a respeito do termo de ajuste de conduta, proposto pela Promotoria Pública em relação á UPL Unidade de Processamento de Lixo focalizando alguns pontos relacionados ao armazenamento correto do lixo, e correção do atual depósito de lixo, explicou que o município esta procurando em adaptar-se ao termo de ajuste de conduta conforme a nossa realidade.
Os alunos da Escola Estadual 8 de Maio apresentaram um projeto demonstrando a realidade de nosso município, com objetivo de despertar as crianças e jovens a importância da preservação da natureza, e os males que advêm com o descaso, e repudio aos tipos de violência que ocorre sobre o Meio Ambiente. Hoje no tempo dos descartáveis, os prejuízos são ainda maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando danos ao meio ambiente.
A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva, o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos Lençóis freáticos.
Em visita a usina de reciclagem e depósitos de lixo, observaram que é necessário fazer.urgente um trabalho de conscientização, onde cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias, se fizermos nossa parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
A professora Maria Neusa comentou que ao falarmos de Meio ambiente estamos nos referindo a todos os seres que nele habitam principalmente seu maior predador, o homem. Cada cidadão consciente da importância do Meio ambiente tem dever de lutar contra todos os tipos, de arbitrariedade praticadas contra a natureza.