PREFEITURA DE IGUATEMI REALIZA CAMPANHA DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.

Publicado em: 04/06/2024 09:34
Fonte/Agência: Imprensa Oficial
Autor: Kidão

A Prefeitura de Iguatemi, através da Secretaria Municipal de Assistência Social/ Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Iguatemi-CREAS, em parceria com o Conselho Tutelar e CMDCA, realizou no mês de maio a Campanha do “18 de Maio”, instituído pela Lei 9.970/2000 – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes- “Faça Bonito. Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”.

A campanha, contou com várias ações tendo como objetivo conscientizar a todos sobre os crimes sexuais contra crianças e adolescentes, que representam uma das mais graves formas de violações de direitos humanos. Estatísticas nacionais mostram que a violência sexual contra crianças e adolescentes permanece alta no Brasil. O serviço Disque Direitos Humanos (Disque 100) registrou entre 1º de janeiro e 13 de maio deste ano 7.887 denúncias de estupro de vulnerável. Para enfatizar ainda mais sobre o tema, foram utilizados materiais audiovisuais, músicas com informações e orientações sobre como se proteger, bem como diálogos compatíveis com as idades de cada grupo.

As palestras foram realizadas nos Centros de Educação Infantil Polo Professor Gilberto de Araújo Teixeira  e Extensão Sala Pingo de Gente/Santa Rosa/ Peter Pan, na Escola Municipal Tancredo Neves – Polo, no Centro Educacional Professor Salvador Nogueira e Extensão Santa Rosa, no CEMUR – Centro Educacional Rural Nova Iguatemi/Assentamento Nossa Senhora Auxiliadora, no SCFV- Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – Novo Olhar, na APAE – Brilho do Sol, na Comunidade Pielyto e para as famílias beneficiárias do Programa Mais Social.

A média de denúncias em 134 dias é de cerca de 60 casos por dia ou de dois registros por hora. (Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos). Portanto, além de levar informações para as crianças e adolescentes sobre o que é o abuso sexual, foram repassadas orientações de como se defender e buscar ajuda e conhecer os canais de denúncia.

Combater o abuso e a exploração sexual de crianças é responsabilidade de todos.

Não se Cale! Denuncie