REPRESENTANTES DA SECRETARIA SOCIAL PARTICIPAM DE INTECÂMBIO NO PARAGUAI PARA TROCA DE CONHECIMENTOS.

Publicado em: 04/03/2024 11:02
Fonte/Agência: Imprensa Oficial
Autor: Kidão

Tendo como objetivo a troca de experiências e conhecimentos entre os participantes que integram o Projeto de Cooperação Trilateral Brasil- Paraguai e Alemanha, aconteceu um importante encontro na Ciudade Del Este, do dia 26/02 ao dia 29/02. Com total apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, a Coordenadora do Programa Criança Feliz, Ladi Zunilda Lopes e a Visitadora Dinoraci Acosta da Silva participaram deste intercâmbio que propõe que os participantes reflitam sobre a sua atuação, identifiquem boas práticas e incorporem novos conhecimentos para enriquecer o trabalho com as famílias.

A Assessora Técnica técnica da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Maria José Galeano, explicou a essência deste programa. “O projeto, trabalha para o fortalecimento das capacidades de boas práticas de educadores itinerantes do Paraguai e visitadores do Brasil, para que possam incorporá-las no trabalho com as famílias” falou a Assessora.

O vice-ministro do Planejamento, Programas e Projetos do Paraguai, Juan Marcelo Fernández que se fez presente, exaltou e agradeceu a colaboração do MDS. “A cooperação com o Brasil nesse projeto nos dará fundamentos e (nos permitirá) adquirir valiosos recursos para que possamos desenvolver uma política pública integral para a primeira infância”.

Também presente no evento, a Cônsul-adjunta do Brasil em Ciudad del Este, Ana Maria Garrido, que salientou a necessidade de uma cooperação interinstitucional. “É por meio do compartilhamento de práticas, saberes e experiências que poderemos avançar juntos na consecução dos objetivos”.

O Programa Criança Feliz, tem como objetivo promover apoio às gestantes na preparação para o nascimento da criança, estímulo ao desenvolvimento infantil com atividades lúdicas e, principalmente, fortalecimento do vínculo afetivo entre a criança e familiares, por meio de visitas domiciliares. Público alvo, crianças de até três anos inseridas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal e de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), e gestantes.