PREFEITOS DE 7 CIDADES DA MICRO REGIÃO SUL BUSCAM SOLUÇÃO PARA SAÚDE PÚBLICA.

Publicado em: 17/05/2023 13:14
Fonte/Agência: Imprensa Oficial
Autor: Anailton Batista
PREFEITOS DE 7 CIDADES DA MICRO REGIÃO SUL BUSCAM SOLUÇÃO PARA SAÚDE PÚBLICA.

Naviraí sediou nesta terça-feira (16), reunião que contou com a presença de prefeitos, vereadores e secretários municipais de Saúde das sete cidades que compõe a Micro região de Saúde da Região Sul, com sede em Naviraí. Marcaram presença os prefeitos Rhayza Matos (Naviraí,), Thalles Tomazelli (Itaquiraí) e Dr. Lídio Ledesma (Iguatemi), além de vereadores de Naviraí e Itaquiraí e os secretários municipais de Saúde de Naviraí, Mundo Novo, Japorã, Eldorado, Itaquiraí, Juti e Iguatemi.

A reunião foi convocada pelo prefeito Thalles Tomazeli, diretor de finanças da Assomasul, e teve como tema fortalecer a Micro região, já que Naviraí, que sedia a base para atender as demais seis cidades com a pactuação de cirurgias de diversas áreas, já não suporta dar o atendimento necessário, pelo fato de que, segundo a prefeita Rayza “o valor que recebemos do Governo do Estado para o nosso Hospital Municipal é de R$ 400 mil ao mês, e o custo que temos mensal para atender a população de Naviraí e ainda dar o suporte cobrado pelos demais municípios da nossa região, é de praticamente R$ 4 milhões ao mês, ou seja, estamos estrangulados e necessitamos urgentemente de apoio por parte de mais verbas estaduais e federais,”, declarou.

Após as falas dos prefeitos e secretários de Saúde, onde cada um colocou suas dificuldades do dia a dia, ficou definido que até esta sexta sexta-feira (19), será apresentado um relatório completo da saúde em cada município, as principais necessidades e carências e em seguida buscar politicamente uma agenda com o governador Eduardo Riedel e o secretário estadual de Saúde, para apresentar a real situação da Micro Região de Saúde, e buscar o apoio necessário para melhorar o atendimento.

REGIONALIZAÇÃO

Segundo prefeito de Iguatemi, o médico Dr. Lídio Ledesma “o que de fato necessitamos é uma urgente regionalização da saúde, que tanto se fala, mas nunca sai do papel, e é isso de uma importância fundamental. Temos que discutir isso com o governador e o secretário de Saúde, apresentar o que cada município pode contribuir e contar com o governo do Estado, afinal o problema é de todos e temos que achar uma solução urgente. Do jeito que está, não podemos continuar, o vai e vem e ambulâncias cruzando o Estado em busca de cirurgias é de um custo altíssimo e sacrifica pacientes e famílias”, afirmou.