SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVEU DIA D, PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER BUCAL.

Publicado em: 01/12/2022 08:15
Fonte/Agência: Imprensa Oficial
Autor: Kidão
SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVEU DIA D, PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER BUCAL.

Na terça-feira (29), a Prefeitura de Iguatemi por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu o dia “D” da Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer Bucal.  A ação, ficou sob a responsabilidade da Coordenadora da Saúde Bucal, Dra. Gláussia Dias Passos, com total apoio do Secretário Janssen Galhardo. Durante os atendimentos, foram repassadas inúmeras orientações sobre a importância do autoexame e de como proceder caso perceba algo diferente.

A coordenadora Glaussia, ressaltou que o mais importante da Campanha é a abordagem e conhecimento da população sobre esta doença que é muito grave. É um exame que deve ser feito independentemente da idade. Portanto, só o diagnóstico precoce é capaz de prevenir e promover o enfrentamento, na fase inicial, para evitar o câncer bucal.

Os atendimentos para avaliação da saúde bucal dos pacientes ocorreram nas Unidade de Saúde do Município. Na USF Vila Rosa: com a Dra. Helen e Clarisse strapasson costa; na USF Vila Operária: Dra. Liege Raymundo e Cleide de Souza: na USF Vila Nova: Dra. Isabela Ribeiro, Dra. Gláussia dias Passos) e Jussara Batista; USF Rural Assentamento Auxiliadora: Dr. Thiago F. Garcia e Izilda

“Só com a atenção da pessoa em buscar por sinais e sintomas da doença ainda em fase inicial para poderemos diagnosticar o câncer bucal de forma precoce desta doença que é muito silenciosa em estágios iniciais e acaba se agravando nos estágios avançados” alertou Glaussia.