SECRETARIA DE SAÚDE E CONSELHO-CMS, REALIZARAM A PLENÁRIA TEMÁTICA MUNICIPAL DE SAÚDE MENTAL, EM IGUATEMI.

Publicado em: 31/03/2022 11:04
Fonte/Agência: Imprensa Oficial
Autor: Anailton Batista

A Prefeitura de Iguatemi, por meio da Secretaria de Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, promoveu nesta quarta-feira (30), a Plenária Temática Municipal de Saúde Mental. O evento, aconteceu no salão multiuso do Centro de Convivência “Lírios do Vale”.

Etapa obrigatória que antecede a conferência macrorregional e posteriormente a Conferência Nacional de Saúde Mental, a Plenária tem como tema, “a política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços psicossocial no SUS”.

De acordo com o Conselho, a plenária temática tem por objetivo, analisar a situação da saúde mental no município e elaborar propostas para o funcionamento de programas e ações, visando a implementação da política municipal, estadual e nacional de saúde mental e eleger e homologar delegados para participarem das etapas estaduais e nacional.

O secretário municipal de saúde, Janssen Portela Galhardo, foi responsável por dar abertura das atividades, seguido pelo presidente da câmara de vereadores, Genésio Boamorte Neto, pela presidente do Conselho Municipal de Saúde – Maria Kellys Gonçalves, sendo encerradas as falas com o prefeito municipal, Dr. Lídio Ledesma que chamou atenção na sua fala para o comprometimento, investimentos e os avanços da saúde na atual gestão. “Queremos chamar atenção da comunidade para o grande número de incidências de problemas mentais. No século 20 nós passamos por uma série de doenças cerebrovasculares, como infarto, AVC, hipertensão e daí por diante. E agora no século 21, nós estamos nos preparando para as doenças mentais e isso chamou muita atenção dos governos federal, estadual e nosso aqui no município. Em função disso começamos a agir devido ao grande número de suicídios em 2021.  Estamos fortalecendo as unidades básicas de saúde no sentido de alertar sobre as doenças mentais em Iguatemi” destacou o prefeito, que é médico.

A PLENÁRIA

A plenária contou com a participação das seguintes palestrantes: a terapeuta Carmem Pirolli, psicóloga Danielle Ramalho, a médica psiquiatra Dra. Caroline Negrão Anéas da cidade de Dourados-Ms, e a psicóloga Aline Schwingel Lange.