SEMAGRO LANÇA PROSOLO COM CRONOGRAMA DE AÇÕES PARA A BACIA DO RIO IGUATEMI

Fonte/Agência: Ascom
Autor: Ascom
SEMAGRO LANÇA PROSOLO COM CRONOGRAMA DE AÇÕES PARA A BACIA DO RIO IGUATEMI

A Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico,Produção e Agricultura Familiar) lançou nesta quinta-feira (26) o Plano Estadual de Manejo e Conservação do Solo e Água (PROSOLO), em Iguatemi. Na mesma oportunidade assinou convênio para as primeiras ações a serem realizadas na bacia do rio Paraná.

Titular da Semagro, o secretário Jaime Verruck explica que no Mato Grosso do Sul há problemas de solo degradado e rios muito assoreados, e o PROSOLO vem para atacar diretamente esse problema. "Para isso precisamos de equipamentos, recursos e integração com os municípios. A lógica é aumentar a produção e preservar as riquezas naturais, no princípio da sustentabilidade e com o foco de tonar MS um Estado carbono neutro em 2030", destaca.

O programa tem como foco a bacia do rio Paraná, e a primeira ação será realizada no rio Iguatemi. "Aqui identificamos uma área crítica no rio Iguatemi e assinamos convênios que dispõem de máquinas e recursos para iniciar a intervenção, para recuperar o solo e mananciais.  É um programa importante e que necessita de parcerias para acontecer e preservar a capacidade de geração de água", afirma.

O plano foi elaborado a fim de nortear as ações de implementação de sistemas de recuperação e conservação destes recursos naturais. Para isso, será feita a identificação das principais causas da degradação e da integração entre as práticas de manejo em áreas de produção agropecuária.

O PROSOLO busca o desenvolvimento sustentável, gerando riquezas, qualidade de vida e conservação dos recursos naturais através da conjugação da parceria de setores público e privado. A partir de uma política estruturante, o Governo do Estado espera a adoção de boas práticas de produção e sustentabilidade,

Como primeira ação dentro do PROSOLO, o secretário Jaime Verruck e o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da região Sul de MS (Conisul) assinaram um importante termo de cooperação técnica para uso de R$ 1,1 milhão do Fundo de Regularização de Terras (Funter) para recuperação de solos e restauração ecológica em área prioritária nas nascentes da bacia do Rio Iguatemi, no município de Iguatemi.

O local foi definido junto com a prefeitura de Iguatemi e os técnicos do Conisul e o projeto será utilizado como piloto, para ser replicado em toda bacia. Serão executadas ações de manejo e conservação de solo e agua, além de ações de recuperação ambiental nas áreas afetadas (voçorocas).

Para estruturar o trabalho, também foi assinado termo aditivo de cessão de uso para dois tratores, uma pá carregadeira, dois terraceadores, uma pick-up estrada, um nível topográfico ótico e um aparelho de GPS. Tais itens somam R$ 1,2 milhão em materiais cedidos para o trabalho.