PROJETO DE “CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS” CONTEMPLA FAMÍLIAS CARENTES.

Publicado em: 02/07/2021 13:19
Fonte/Agência: Imprensa Oficial
Autor: Comunicação
PROJETO DE “CASTRAÇÃO DE CÃES E GATOS” CONTEMPLA FAMÍLIAS CARENTES.

A Prefeitura Municipal de Iguatemi, através da parceria entre a Secretária Municipal da Assistência Social, Cecília Welter Ledesma e do Secretário Municipal de Saúde Janssen Galhardo, reuniram-se para a execução do projeto apresentado pela Vereadora Miriam Krenczynski, “CASTRAÇÃO–UM ATO DE AMOR E RESPONSABILIDADE”.

Através de processo licitatório, foi contratado o Médico Veterinário Dr. Pauliclei de Andrade o qual efetivará a castração de cães e gatos pertencentes, prioritariamente, à população de baixa renda, cadastrados no CRAS – Centro de Referência da Assistência Social. O quantitativo de animais a serem esterilizados obedecerá ao disposto no contrato firmado com a empresa prestadora de serviço médico veterinário compreendendo procedimentos cirúrgicos, em sua clínica, com estimativa de 21 cirurgias/mês e 250 cirurgias/ano.

O serviço de castração será gratuito, devendo atender bairros da municipalidade em datas informadas através de agendamentos realizados pelo CRAS. O projeto, também contempla com campanhas e palestras educativas por meio de veículos de comunicação e presencial para algumas parcelas da população.

Dentre os objetivos do Projeto está o compromisso com a causa animal, através do controle da população de animais domésticos do município, visando a contenção da transmissão de zoonoses, o controle populacional e prevenção de acidentes de trânsito envolvendo animais errantes.

Frequentemente no município, ocorre o abandono de animais domesticados que, associado à falta de serviços de controle de natalidade, gera o aumento populacional, devido as altas taxas de natalidade e, muitas vezes, o abandono é considerado como solução mediante inviabilidade financeira para adoção dos filhotes. De acordo com a autora do projeto, os recursos para sua execução foram viabilizados através de solicitação à Secretaria Estadual de Saúde. Segundo a Vereadora: “Após a luta de vários anos e de várias indicações apresentadas o projeto foi viabilizado e hoje se torna realidade”.