Iguatemi perdeu na manhã da sexta-feira dia 12, uma de suas pioneiras e fundadoras do Município. Dona Felipa Fruto, matriarca de uma das maiores linhagem familiar desse Município, faleceu deixando filhos, netos, bisnetos e tataranetos. Dona Felipa, conforme documentos, consta que seu nascimento se deu em 26 de julho de 1914.
De origem paraguaia, ela preservou hábitos e costumes, bem como a língua guarani a qual se comunicava com os filhos e familiares. Primeira de cinco filhos do casal Deciano Fruto e Dionísia Brites, outros irmãos, Tomáz, Dolores, João Alberto e Dina. De acordo com informações de familiares, acredita-se que ela tenha vivido entre 108 ou 113 anos, tendo em vista que, antigamente muitas cidades não possuíam cartórios e muitos registros oficiais eram feitos anos depois do nascimento.
Dona Felipa, conforme relato, teve 5 filhos do seu primeiro matrimônio e mais 5 filhos do segundo casamento. Mais de 60 netos, 108 bisnetos e 26 tataranetos. Alegre e de vida simples, Dona Felipe dedicou toda a sua vida à família. Se fez conhecida por toda Iguatemi, deixando inúmeros amigos e admiradores de seu caráter forte e do modo tranquilo de vida. Dificilmente encontraremos em nosso Município, alguém que não a tenha conhecido.
A morte, foi decorrente de sua idade muito avançada não sendo determinada sua causa. Dona Felipa encerrou seu ciclo de vida deixando muitas saudades para os familiares e amigos. Certamente, ficará na memória de todos os iguatemienses, pois teremos grandes lembranças dessa mulher guerreira e cidadã ilustre que nos deixou.
Que Deus possa recebê-la de braços abertos e que ela tenha seu merecido descanso. Adeus Dona Felipa! Onde estiver, cuide de seus familiares e de toda a nossa Iguatemi.