A Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa tem como objetivo elaborar ações e traçar diretrizes que possam contribuir para melhoria das condições de vida das pessoas idosas. Com esse compromisso, a Secretaria Municipal de Assistência Social realizou na quarta-feira dia (27), na sede Conviver “Lírios do Vale’, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa com o tema, “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Política Públicas”.
O Chefe do Cerimonial Luiz Carlos Guerreiro, após a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência, convidou para compor a mesa oficial, a Prefeita Patrícia Margatto, a Secretária Municipal de Assistência Social Chrislayne Martins, o Presidente da Câmara Municipal Jesus Milane, o Coordenador da Proteção Social Básica do Estado Valdereis Freitas de Souza, a Secretária Municipal de Saúde Ivoni Pelegrinelli, a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa Abigailde Vieira Souza e Roque Delevatti representante dos idosos.
Fizeram uso da palavra, a Prefeita Patrícia Margatto, a Secretária Municipal de Assistência Social Chrislayne Martins, Abigailde Vieira Souza, Jesus Milane de Santana, Roque Delevatti e Valdereis Freitas de Souza. Todos ressaltaram a importância da conferência, com o intuito de promover a garantia de direitos e melhoria na qualidade de vida dos idosos. O responsável por ministrar a palestra foi o Coordenador da Proteção Social Básica do Estado Valdereis Freitas de Souza.
Presentes também ao evento, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Delsio Sovernigo, o Secretário Municipal de Obras Edson Palla, Secretário Municipal de Finanças Sergio Marques, Secretária Municipal de Adminstração Mayra Calderaro e o Professor Márcio José representando a Secretaria Municipal de Educação.
A IV Conferência teve os principais Eixos Temáticos:
I - Direitos Fundamentais da Construção/Efetivação das Políticas Públicas;
II- Educação: assegurando direitos e emancipação humana;
III- Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa;
IV- Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
Conforme programação, foi servido um Coffee Break e um delicioso almoço ao final da conferência. Houve a eleição de dois delegados para a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, um (01) representante do setor público e um (01) representante da sociedade civil.
O evento contou com 130 participantes. 70 idosos que fazem parte do Centro de Convivência e aproximadamente 60 pessoas entre servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e autoridades.
A Secretária Municipal de Assistência Social, Chrislayne Martins, no uso da palavra, destacou. “Foi muito gratificante ver o grande número de pessoas que compareceu na IV Conferência dos Direitos dos Idosos, principalmente porque conseguimos a presença expressiva de nosso público alvo, que são os idosos. Agradeço a presença de todos vocês, pois só assim poderemos fortalecer as Políticas Públicas da Pessoas Idosa. Tivemos a oportunidade de juntos elaborarmos as propostas de acordo com a realidade de nosso Município”.
Atualmente, o número de pessoas com mais de 65 anos é de, aproximadamente, 1 a cada 10 brasileiros. Em 2060, 1 a cada 4 brasileiros vai estar nessa faixa etária. É um dever dos órgãos públicos plantar amor, respeito e dignidade aos nossos idosos.