Com o tema “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”, a Polícia Militar de Iguatemi, realizou do dia 15 a 21 de setembro, várias palestras nas Escolas Municipais de Educação Infantil. Tendo como objetivo promover o trânsito seguro, a partir dos pequenos alunos, as atividades fizeram parte da programação relativa à “Semana Nacional do Trânsito”.
A principal finalidade, é conscientizar o cidadão de sua responsabilidade no trânsito, valorizando ações, visando a participação de todos pedestres e condutores para que tenham boas atitudes no trânsito. Agir corretamente frente às diversas situações do dia a dia no trânsito, reconhecendo e alterando maus hábitos e posturas negativas, certamente contribuirá para melhorar a segurança viária.
25 de setembro comemora-se o “Dia Nacional do Trânsito”, e nesta segunda-feira a Polícia Militar e coordenação do Projeto “Bom de Bola Bom na Escola”, organizou uma Blitz Educativa, juntamente com os alunos, do projeto, na Avenida Presidente Vargas, centro da cidade, orientando os condutores e distribuindo folhetos informativos. É essencial o ensino de atitudes de respeito, precaução e responsabilidade no trânsito, para que as estatísticas alarmantes de acidentes nas estradas possam mudar.
O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Todos os anos um tema específico é debatido ao longo de toda a Semana do Trânsito. Os temas abordados são escolhidos pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O Brasil é um dos países com mais acidentes de trânsito, nos quais morrem por ano aproximadamente 40 mil pessoas.
Participaram destas importantes ações: O Comandante da Polícia Militar de Iguatemi, Capitão Nogueira, Cabo Paulo Marcos, a Soldado Inês de Paula, Soldado Cássio, Soldado Pereira, Soldado Edson e Coordenadora Pedagógica do Projeto Bom de Bola, Célia Inês.
Algumas das atitudes que ajudam a evitar acidentes no trânsito são:
Não dirigir alcoolizado;
Não usar o celular enquanto dirige ou atravessa as ruas;
Não ultrapassar o limite de velocidade;
Usar sempre o cinto de segurança;
Atravessar a rua nas faixas de pedestres;
Conhecer e respeitas todos os sinais e leis de trânsito.