Mesmo com o atraso na entrega das doses de vacina, por parte do estado, a equipe da Vigilância Sanitária realizou no sábado dia 10, a vacinação de 623 cães e 77 gatos.
Os trabalhos estão sendo intensificados para que todos os cães e gatos do município sejam vacinados. De acordo com o Departamento de Vigilância Sanitária, a campanha de vacinação atingiu, até o presente momento, um total de 2.155 cães e 395 gatos, somando-se a área rural e urbana de Iguatemi.
A cobertura vacinal esta bem abaixo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Todavia, a campanha segue durante todo o final de ano.
Quem ainda não vacinou seu animal, poderá vaciná-lo levando-o na Vigilância sanitária no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h.
A raiva é incurável nos animais e fatal em 100% dos casos. Portanto pode afetar os seres humanos, sendo que, a vacina antirrábica é, ainda hoje, a sua única forma de prevenção.
As ações tiveram seu início na área rural no mês de outubro e no momento os trabalhos serão concentrados na área urbana, conforme informações do chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, Paulo Amaral.
Para esclarecimento aos proprietários de cães e gatos, a coordenação do setor comunica que; só podem ser vacinados animais acima de três (3) meses.
Quem ainda não vacinou seu animal, poderá vaciná-lo na Vigilância sanitária no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h.