Novo prédio do CRAS será entregue pelo prefeito Zé Roberto neste mês em Iguatemi

Publicado em: 07/10/2016 09:10
Fonte/Agência: Assessor de Imprensa
Autor: Anailton Batista – Assessoria de Comunicação

“Prédio do CRAS construído ao lado da sede da Assistência Social em Iguatemi pronto para a entrega p

O prefeito de Iguatemi José Roberto Felippe Arcoverde conquistou em Brasília, verbas federais no valor de R$ 353.450,00 (trezentos e cinquenta e três mil e quatrocentos e cinquenta reais) junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDSCF) para a construção do prédio próprio do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social.

O novo prédio, que tem 165,30 m², foi construído no terreno que fica ao lado da sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência Especializada em Assist. Social (CREAS) e a foi concluído, aguardando apenas liberação da vistoria por parte da Caixa Econômica Federal.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Thais Mendes Campi, a entrega da obra será feita ainda neste mês e atenderá de imediato as famílias assistidas pelo órgão.

O prefeito José Roberto Felippe Arcoverde destacou que, desde que assumiu a administração do município em 2009, vários órgãos públicos pertencentes ao município eram abrigados em imóveis alugados e com a conclusão desta obra ele deixa um legado para o município, onde todos os departamentos ocupam sede própria conquistada nos últimos oito anos.

O CRAS:

O CRAS atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o CRAS possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.

O principal serviço ofertado pelo CRAS é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), cuja execução é obrigatória e exclusiva. Este consiste em um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos, promovendo o acesso e usufruto de direitos e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida.