Controle de endemias trabalha na madrugada para combater o mosquito Aedes Aegypti.

Publicado em: 10/12/2015 08:55
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação

Recentemente foi anunciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde que o mosquito Aedes Aegypti, que, antes se acreditava ser somente o hospedeiro e transmissor da dengue, também é o responsável pela transmissão de outras duas doenças graves, a febre Chikungunia e o Zika Vírus. Este segundo, foi constatado como o responsável pelo nascimento de bebes com microcefalia em vários estados do País.

Como auto risco de epidemia para os próximos meses, em decorrência do grande volume de chuvas que caiu em Iguatemi e região, a secretaria municipal de saúde, através do centro de controle de endemias, vem de encontro ao problema e tem trabalhado incessantemente no combate aos focos do mosquito.

Ocarro do “fumacê”, nesta semana, trabalhou por toda madrugada nos bairros, exalando fumaça de combate ao mosquito. O secretário de saúde, Agnaldo “Zorba” destacou que além do empenho do veículo, as equipes de agentes de controle de endemias também estão intensificando as visitas domiciliares. Ele disse ainda que a secretaria municipal de saúde estará adquirindo três máquinas portáteis de fumaça para empenhar ainda mais os trabalhos.

O plano de combate ao mosquito em Iguatemi conta com outras secretarias municipais, como a secretaria de obras e serviços urbanos que está realizando um mutirão de limpeza de galhos, lixos, entulhos e outros objetos inservíveis que podem ser focos de criadouros do mosquito da dengue. Conta ainda com o apoio da secretaria municipal de educação que está trabalhando na conscientização dos alunos.

O secretário Zorba ressaltou também que o maior apoiador nesta causa deve ser o cidadão, pois 80% dos locais que são constatados com focos de criadouros estão nas residências, em calhas, pneus, latas, piscinas desativadas, vasos de flores, terrenos baldios entre outros. “Precisamos entender de uma vez por todas que a Dengue mata, assim como a Chikungunia e o Zika Virus e só dando as mãos e lutando juntos poderemos vencer mais uma ameaça de epidemia em nossa cidade” avaliou o secretário.

Os trabalhos continuarão durante todo o mês de dezembro e o cidadão deve ficar atento para as ações, que poderão envolver as visitas de agentes de controle de endemias.

Recentemente o município de Iguatemi aprovou na Camara de Vereadores uma Lei Municipal que autoriza multas para aqueles cidadãos que não manterem limpos seus quintais e terrenos baldios que servem de locais de criadouros do mosquito.

As denúncias devem ser feitas na sede da Vigilância Sanitária, localizada nas proximidades do terminal rodoviário, na Avenida Jardelino José Moreira, no centro da cidade.