Governador Reinaldo e Ministro da Integração Nacional garantem ajuda para recuperação de 14 municípios afetados pelas ch

Publicado em: 08/12/2015 17:20
Fonte/Agência: Anailton Batista

O Governo do Estado enviará seis equipes para ajudar na reconstrução de estradas e o Governo Federal 1.700 kits de ajuda humanitária para amenizar a situação dos moradores dos catorze municípios atingidos pelas chuvas em Mato Grosso doSul.

A decisão foi tomada nesta terça-feira (8), após reunião em Amambai com o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e representantes dos municípios.

Pela parceria construída, o governo do Estado irá enviar seis equipes para atender a região, ajudando na reconstrução das estradas. Já o Governo Federal irá, inicialmente, dar uma ajuda humanitária e, posteriormente, poderá transferir recursos para as prefeituras restabelecer os acessos. Algumas comunidades estão isoladas.

O município de Iguatemi foi representado na ocasião pelo presidente do Poder Legislativo, o vereador Jesus Milane de Santana, pelo membro da defesa civil de Iguatemi Josimar Marafigo acompanhados do Assessor de Comunicação Anailton Batista que entregaram um relatório completo contendo dados e fotos dos pontos afetados no município, na área urbana e rural de Iguatemi. O prefeito José Roberto Arcoverde se encontra em viagem de trabalho na capital do estado.

“A Defesa Civil e o próprio ministro disseram que eles [Governo Federal] podem fazer transferências diretamente às prefeituras para essa emergência: para óleo diesel, para locação de equipamentos e para fortalecer o parque de máquinas. Com isso, rapidamente nós restabeleceremos, pelo menos onde está intransitável, um tráfego melhor e um livre acesso a essas regiões”, afirmou Azambuja.

Uma das possibilidades a ser analisada é a substituição das pontes de madeira por de concreto. O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, afirmou que irá analisar essa possibilidade e garantiu a ajuda humanitária com doações de água potável, cestas básicas, colchões e kits de limpeza e higiene. Além disso, ele explicou que haverá esforço conjunto pare reconstruir pontes, estradas e proteger as famílias.

“Hoje estamos fazendo levantamento dos estragos. A resposta imediata é o reestabelecimento, colocar as estradas vicinais em condições de tráfego. Depois haverá um plano de reconstrução”, garantiu o Ministro.

De acordo com o coordenador de Defesa Civil de Mato Grosso do Sul, coronel Isaías Ferreira Bittencourt, mais de 80 pontes (totalizando 1.200 metros) foram destruídas e mais de 3 mil quilômetros de estradas e 8 quilômetros de drenagem foram danificadas. Além disso, foram registrados desabamentos e grandes erosões em áreas habitacionais.

O Governo de Mato Grosso do Sul, após as fortes chuvas que atingiram a região sul do estado, reconheceu a situação de emergência de 14 municípios atingidos. Além de pontes, diversas rodovias, galerias e dutos foram destruídos ou danificados parcialmente em Tacuru, Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Juti, Novo Horizonte do Sul, Japorã e Eldorado.