Iguatemi registrou um dos maiores índices de casos de Dengue nos últimos doze meses, segundo relatório do Centro de Controle de Endemias do município. Com risco de reincidência da epidemia, a secretaria municipal de saúde através da coordenação do controle vetores está preocupada com a possibilidade de que neste ano o mosquito transmissor da doença possa ser novamente o protagonista de um alarmante cenário que desponta para inúmeros casos em Iguatemi devido às ultimas chuvas que originou incontáveis possíveis focos de criadouros do aedes aegypti, que também é o transmissor de outras doenças como a febre chikungunya e o zika virus.
Indo na contramão desta situação, o município de Iguatemi está realizando ações envolvendo diversos segmentos da sociedade a fim de integrar iniciativas para conscientizar e combater os focos que servem para criadouro do mosquito.
Na manha desta quinta-feira (17), estiveram reunidos os representantes da saúde, das escolas da rede municipal e estadual de ensino. A reunião foi conduzida pelo coordenador da CCE – Paulo do Amaral com a presença da secretária de educação Julice Ravagnani, das diretoras das escolas municipais Salvador Nogueira – Sonia Trevizan e Tancredo Neves - Maria Edina Xavier, da educação infantil Itamara Bastos, do assessorde comunicação da prefeitura Anailton Batista além de representantes das escolas estaduais MAP através da professora Cleni Walczynski e 8 de Maio pelo professor Antenor Oliveira.
Segundo o coordenador do Controle de Endemias Paulo Amaral, a situação é muito preocupante, visto que as equipes de controle de vetores constataram diversos focos de criadouros e a população, bem como os órgãos públicos deverão ter maior envolvimento, senão a epidemia será inevitável. “Vamos realizar palestras nas escolas a fim de que os alunos possam ser nossos agentes em suas casas, pois eles tem este poder de cobrança para que seus pais mantenham limpos seus quintais e sem locais com água parada e somente com a união de esforços poderemos evitar novos casos de dengue em nossa cidade” avaliou o coordenador.
Ele também ressaltou que a legislação será aplicada e de forma rigorosa para aquelas pessoas que não mantiverem limpos seus quintais, mas que o poder público também deverá fazer sua parte, mantendo limpa a cidade e coletando de forma eficaz o lixo urbano domiciliar.
A secretaria municipal de educação irá divulgar o cronograma de palestras a serem realizadas nas escolas e com isso espera uma grande adesão da população no combate efetivo e contínuo a dengue em nossa cidade. “O que nos precisamos entender, de uma vez por todas é que a Dengue mata e se não agirmos com a prevenção infelizmente nos teremos novamente casos da doença em nosso município. Somente com a participação de toda sociedade nos poderemos vencer essa luta” completou a secretária de educação do município.
As ações envolvem ainda o Ministério Público Estadual e secretarias municipais, dando mais força aos trabalhos a serem realizados.