Na manhã desta quarta-feira (8) os secretários municipais da Prefeitura de Iguatemi – Julice Ravagnani (Educação) e Jean França (Desenvolvimento), juntamente com o representante do Ministério Público Federal (MPF) – Marcos Homero Ferreira Lima, Analista Pericial em Antropologia, estiveram visitando o acampamento da comunidade Puelyto Kuê. A assistente social Gislaine Dias Camargo também acompanhou na ocasião.
Eles foram conversar com os representantes da comunidade para ouvir suas reivindicações para a população indígena localizada no desmembramento feito por cedência em comodato da fazenda Cambará.
Segundo a secretária de Educação de Iguatemi, eles reivindicaram que o município construa dentro da própria comunidade, uma Escola que se enquadra em suas culturas para que mantenham a sua língua materna.
Para o secretário de Desenvolvimento as lideranças solicitaram que a prefeitura providencie máquinas e implementos para facilitar o desenvolvimento de agricultura na comunidade.
Os secretários se comprometeram em levar ao conhecimento do prefeito municipal de Iguatemi José Roberto Felippe Arcoverde as reivindicações da comunidade para que o município possa estudar a possibilidade e também de se buscar verbas do Governo Federal para tais solicitações, principalmente para construção da Escola.
“Foi uma visita muito legal. Eles nos receberam muito bem e ainda nos levaram para conhecer a comunidade toda. Fiquei feliz em ver a felicidade das crianças e de todos que nos trataram com muito carinho” destacou Julice.