Sob a coordenação e assistência técnica do Técnico Agrícola Onias Botelho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Iguatemi, na terça-feira dia 24/02/2015, começou o processo de Silagem na Auxiliadora.
A silagem é uma alternativa importante para que o produtor alimente seu gado principalmente no período seco do ano, em que a pastagem é precária. A produção de alimento volumoso tem aumentado consideravelmente entre os pecuaristas que se dedicam ao gado leiteiro, e o milho é uma das culturas mais utilizadas, por apresentar excelente rendimento tanto na qualidade de fermentação, como na manutenção do valor nutritivo da massa ensilada.
O baixo custo operacional de produção, do cereal, também é outra vantagem além da grande aceitação do produto por parte do gado. O milho é a forragem ideal para uma boa silagem como o teor de matéria seca por ocasião da ensilagem entre 30% e 35%, mais de 3% de carboidratos solúveis na matéria original e baixa poder tampão.
De acordo com informações do Técnico Agrícola Onias Botelho, a silagem que está sendo processada inicialmente no sítio do produtor Carlinhos Magro, é resultado do milho plantado em meados de novembro, portanto 100 dias. Importante também ressaltar que a silagem pode ser utilizada já a partir de 30 dias como alimento para os animais.