As ações desenvolvidas para combate a Dengue teve início no dia 24/11/2014, na Vila São Sebastião, e se estendeu por todos os bairros de Iguatemi. Os trabalhos executados são: coleta de pneus, vistoria dos quintais e orientação, aos moradores, sobre os cuidados que se deve ter para evitar possíveis focos do mosquito transmissor da doença.
Esta importante campanha envolveu a Secretaria de Saúde, através dos Agentes do Controle de Endemias, Secretaria de Obras, o Exército, alunos da Escola Paulo Freire, alunos do Programa “Bom de Bola Bom na Escola” e alunos do Programa Novo Olhar.
É importante que a população colabore e continue vigilante mantendo os terrenos limpos jogando latas, frascos de refrigerantes, pneus no lixo que é coletado pelas equipes de limpeza da prefeitura municipal de Iguatemi. Os vasos de plantas também muitas vezes acumulam água, principalmente nos pratos que são colocados em baixo dos mesmos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente com a dengue em mais de 100 países de todos os continentes, exceto a Europa. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em consequência da dengue.
Existem quatro tipos de dengue, pois o vírus causador da dengue possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção permanente para o mesmo sorotipo, mas imunidade parcial e temporária contra os outros três.
Portanto não podemos colocar em risco nossa saúde e de nossos familiares. Faça a sua parte, quintal limpo e sem foco de mosquito. Uma preocupação que não deve ser apenas dos Agentes de Controle de Endemias.
“MAIS FOTOS, VÍDEOS E INFORMAÇÕES NO FACEBOOK OFICIAL DA PREFEITURA: www.facebook.com/municipiodeiguatemi”