A VISA – Vigilância Sanitária de Iguatemi esteve realizando o “Dia D” de vacinação contra a raiva canina e felina no último sábado (29).
Os atendimentos também foram itinerantes, com ações na Vila São Sebastião, Vila Operária e na sede do órgão que fica localizado no terminal rodoviário do município.
Foram vacinados cães e gatos, com exceção das fêmeas prenhas. Também estão sendo vacinados os animais residentes na área rural, nas fazendas e sítios do município.
A coordenação da Vigilância Sanitária de Iguatemi pede a população que não compareceu com seu cão ou gato no "dia D" de vacinação, que procure o quanto antes a Vigilância Sanitária, das 7 às 13h, com a carteirinha de vacinação do seu animal, caso não tenha a carteirinha, esta será feita na hora pela equipe da vigilância. A Coordenação pede ainda aos moradores da área rural que deixem a porteira de suas propriedades destrancadas para facilitar o trabalhos das equipes. A Raiva está controlada na região e para continuar assim a Vigilância conta com a colaboração de todos.
ARAIVA:
A raiva, também conhecida impropriamente como hidrofobia, é uma doença infecciosa que afeta os mamíferos causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. Por ocorrer em animais e também afetar o ser humano, é considerada uma zoonose.
A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contato da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. Outros casos de transmissão registrados são pela via inalatória, pela placenta e aleitamento e, entre humanos, pelo transplante de córnea. Infectando animais homeotérmicos, a raiva nas áreas urbanas tem como principal agente o cão, seguido pelo gato. Mesmo sendo controlada nos animais domésticos em várias partes do mundo, a raiva demanda atenção em razão dos animais silvestres.