Ex-jogador e atual treinador de Iguatemi participa do XXI Curso Internacional de Treinadores em SP.

Publicado em: 30/05/2012 09:27
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da Prefeitura de Iguatemi.

O treinador da escolinha de futebol de campo de Iguatemi Valdecir Venciguerra (Milico) esteve na última semana participando do XXI Curso Internacional para Treinadores de Futebol em São Paulo.

Segundo Milico, o curso foi possibilitado por meio da Prefeitura de Iguatemi através da Secretaria municipal de Educação, Esporte, Cultura e Lazer.

O curso teve a duração de 5 dias começando no dia 21 e terminando no dia 25 de maio e contou com a participação de treinadores dos 27 Estados Brasileiros. Ele foi o único representante do Estado de Mato grosso do Sul e disse estar muito lisonjeado pela oportunidade de representar não só o Estado, mas também o município de Iguatemi onde mantém uma história de grandes conquistas para o futebol municipal.

O treinador iguatemiense também disse que outro fator muito interessante é que o curso é de nível Internacional, onde participaram diversos treinadores africanos, de diversos países da America do Sul como Colômbia, Chile, Uruguai, Argentina e dos anfitriões Brasileiros dentre vários outros participantes.

“No curso foram abordados vários temas, como os comando no futebol, treinos técnicos e específicos, treinamento no futebol feminino, treinos táticos e evolução na base, metodologia do treinamento, regras do jogo e arbitragem” enfatizou Venciguerra.

O curso foi ministrado pelo treinador e vice-campeão Paulista no Guarani neste ano – Osvaldo Alvares (o Vadão), Jorginho treinador da Portuguesa, Estevam Soares que atualmente dirige o 15 de Piracicaba, Renê Simões, ex-treinador de futebol e hoje diretor de futebol do São Paulo F.C. em todas as categorias, Bebeto Stival – Ex-coordenador da base do Santos F.C., José Roberto Portela preparador fisico, Coronel Marinho diretor da arbitragem Paulista e José Teixeira ex-treinador do Corinthians.

Em um determinado momento houve uma mesa redonda contando com o ex-jogador do Corinthians Vladimir, o comentarista da ESPN Paulo Calçade, Dino Sani – campeão do mundo em 58 e com o Mario Travaglini ex-treinador.

Com aulas teóricas e práticas, o curso abordou todas as essencialidades do futebol, agregando um grande conhecimento aos participantes que estão aptos à exercerem umas das profissões mais respeitadas do mundo dos esportes – o de treinador.

“As aulas práticas do curso foram realizadas na USP e no estádio do Pacaembu, no estádio do Clube Atlético Juventus e no CT das categorias de base do São Paulo F.C.” finalizou Milico.