Projeto Onça Social vem à Iguatemi neste final de semana.

Publicado em: 16/05/2012 10:24
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi – com informações do jaguar.org.br
Projeto Onça Social vem à Iguatemi neste final de semana.

Chega a Iguatemi neste sábado (19) a caravana do Projeto Onça Social, um projeto do Instituto Onça Pintada que irá realizar atendimentos de saúde para a população.

A secretaria municipal de saúde informou que serão realizados exames clínicos de mama e atendimentos do programa Sorriso Feliz nas dependências do Pronto Atendimento Municipal – o PAM com início previsto para às oito horas da manhã.

O presidente da ONG – Rodrigo Machado explica que são dez anos de implantação do Projeto e os resultados são muito satisfatórios, considerando que são atendimentos gratuitos e itinerantes.

O projeto foi idealizado e é apoiado pelo Deputado Estadual Paulo Corrêa desde a sua fundação tem colaborado com os trabalhos realizados pelo Projeto.

CONHEÇA MAIS SOBRE O PROJETO ONÇA PINTADA:

Em 11 propriedades rurais do Pantanal foi testado um modelo de manejo para o conflito onça-pecuarista utilizando a compensação financeira para os proprietários e assistência médica para funcionários das propriedades parceiras.

Historicamente, a onça-pintada no Pantanal causa prejuízos a rebanhos domésticos.

No entanto, poucas alternativas de solucionar esse conflito parecem ser viáveis numa região de extensão e de difícil acesso como o Pantanal.

Numa tentativa de solucionar esse problema histórico, em 2002, o Instituto Onça-Pintada, em parceria com a Conservação Internacional, criou o Projeto Onça-Social.

Esse projeto foi uma experiência pioneira no Brasil, criada com o objetivo de avaliar o impacto econômico e social da predação de gado por onças-pintadas e onças-pardas na região do Pantanal do Rio Negro, Miranda e Aquidauana.

Um total de onze propriedades rurais foram parceiras do projeto, englobando uma área superior a 280.514 hectares onde 55 Mil cabeças de gado são criadas.

Na parceria estabelecida, o Projeto Onça-Social compensou financeiramente os fazendeiros por cada cabeça de gado comprovadamente abatida por onça-pintada ou onça-parda.

Em contrapartida, os fazendeiros se comprometiam a não abater, em nenhuma circunstância, as onças presentes em suas propriedades.

Como parte deste projeto, uma parceria com a UFMS e, posteriormente a UNIDERP, os funcionários das fazendas parceiras receberam assistência médica, odontológica e educacional gratuita em campanhas pré-programadas nas propriedades.

As campanhas tiveram um cunho preventivo e de diagnóstico, casos emergenciais ou de impossibilidades logísticas de atendimento foram encaminhados para hospitais nos municípios próximos.

O projeto acumulou um total de 100 carcaças de gado reembolsadas, e providenciou assistência médica e odontológica a 242 pessoas entre funcionários e familiares durante quatro campanhas nos anos de 2002, 2003 e 2004.

Os resultados positivos deste projeto mostram que o manejo do conflito onça-pecuarista é viável em escala local.