Na busca por alternativas de geração de renda, os pequenos produtores rurais tradicionais do assentamento Colorado no município de Iguatemi que antes tinham somente o leite como produto, estão encontrando no frango o sustento das suas famílias nas suas pequenas propriedades.
Um projeto implantado pela Associação dos pequenos produtores do Assentamento apoiado pela Prefeitura de Iguatemi está possibilitando a geração de renda para dezenas de famílias com a criação de frango semicaipira que num curto espaço de tempo garantiu o retorno financeiro vantajoso para os criadores.
O técnico responsável pelo acompanhamento e orientações aos produtores – Rafael explicou que num período de 85 dias as aves estão prontas para o abate, sendo alimentadas por uma ração preparada especialmente para a criação deste tipo de frango.
“São sessenta dias na ração e a fase final da criação as aves são alimentadas com a quirera de milho e pastagem para tornar a carne do animal mais saborosa e nutritiva ao consumidor final, tornando-se assim o Frango Semicaipira” explicou Rafael.
São 21 famílias que estão criando os frangos semicaipiras, com uma produção de 100 (cem) cabeças cada uma com uma média de 2,1 à 2,6kg.
Segundo o presidente da Associação, o produtor rural Jorge Nicola foram abatidas 800 aves de oito produtores neste primeiro lote que serão destinadas à merenda escolar do município e das entidades filantrópicas como a APAE dentre outras, além de garantir ainda a venda para os pequenos produtores criadores.
“A prefeitura está nos dando a assistência técnica e garantindo a aquisição dos frangos e a nós cabe a criação dos frangos. Estamos muito felizes com o apoio dado pelo município para que possamos andar com as nossas próprias pernas” disse Nicola.
Outro fator positivo é que todos os criadores envolvidos trabalham em união e cooperação nos trabalhos, o que torna muito mais fácil desde a criação até o abate, sendo que cada criador tem a sua renda individualizada nas vendas.
Atualmente vivem no Assentamento Colorado 72 (setenta e duas) famílias de pequenos produtores rurais tradicionais.