Campanha de Coleta de Preventivo, Colo Uterino e Clínico de Mama foi um sucesso em Iguatemi.

Publicado em: 10/04/2012 16:09
Fonte/Agência: Assessoria de comunicação da prefeitura de Iguatemi.

Neste mês de março, a secretaria municipal de saúde realizou a campanha anual de coleta de preventivo de colo de uterino e exames clínicos de mama. A campanha foi realizada em todas as unidades de Saúde da zona urbana e também na zona rural atendendo os assentamentos Colorado, Nsa. Sra. Auxiliadora e Rancho Loma.

A Enfermeira e coordenadora da campanha – Maria Olavinda, disse que nesta campanha foram atendidas 680 mulheres que tiveram seus exames coletados e o exame clínico de mama realizado pelas enfermeiras. “Com isso estamos visando o diagnóstico precoce para câncer de colo uterino e câncer de mama, podendo assim ser tratados evitando o óbito. Pois quando os resultados dos exames chegam é avaliado pela enfermeira e pelo médico da ESF (estratégia saúde da família), e se necessário a paciente é encaminhada para o tratamento especializado fora do nosso município” comentou Olavinda.

A importância da campanha é que muitas mulheres com idade fértil e até mesmo senhoras idosas que nunca fizeram exames foram até as unidades de Saúde para serem atendidas.

Como as vagas oferecidas pelo Estado não atende a demanda do município, a maioria das mulheres são encaminhadas para o CEONC de Cascavel no Paraná, saindo à custo zero para o paciente de Iguatemi devido à esta parceria entre a Prefeitura e o CEONC – Centro de Oncologia de Cascavel.

Ao final do mês foram oferecido brindes através de sorteio para as mulheres que realizaram seus exames no mês de março, considerando que a campanha é realizada no mês de março por conta das homenagens ao dia internacional da mulher.

“Para a realização desta e de outras campanhas contamos com o apoio da Secretaria de Saúde e todos os membros das ESF (Equipes de Saúde da Família) e Programa Saúde da Mulher” finalizou a enfermeira Olavinda que é coordenadora dos programas de saúde no município.

A Secretaria de Saúde e o a Coordenação Municipal do Programa Saúde da Mulher agradecem a todos que direta ou indiretamente colaboraram para a realização deste trabalho em especial as ESF, pois sem as mesmas esta campanha não teria acontecido.