No dia mundial da água, alunos participam de evento no parque Piray em Iguatemi.

Publicado em: 22/03/2012 17:01
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi.

Nas próximas décadas, alimentar uma população global crescente e garantir a segurança alimentar e nutricional para todos dependerá do aumento da produção de alimentos.

Esta, por sua vez, significa assegurar o uso sustentável do nosso recurso finito mais crítico – a água.

Garantir a alimentação sustentável e a segurança da água para todos exigirá o empenho total de todos os setores e atores. Implicará a transferência de tecnologias de apropriação de água, capacitando pequenos produtores de alimentos e conservando os serviços ambientais essenciais.

Isso exigirá políticas que promovam os direitos da água para todos, uma maior capacidade reguladora e a igualdade de gênero. Os investimentos em infraestrutura de água, desenvolvimento rural e gestão de recursos da água serão essenciais.

Seguindo este raciocínio, a prefeitura de Iguatemi através da secretaria municipal de meio ambiente e a AGRAER – Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural realizaram um evento envolvendo os alunos da rede municipal de ensino, onde no parque natural municipal do Piray, eles participaram de várias atividades obtendo conhecimentos sobre os cuidados com a proteção e preservação da água.

As crianças assistiram a um teatro promovido por jovens artistas locais abordando uma situação onde eles apresentaram um momento onde a água, o sol, a terra e todos os seres humanos serão penalizados se não tomarem atitudes de preservação ambiental.

Com o tema “Água nossa de cada dia”, os coordenadores do evento levaram as crianças para conhecerem uma nascente do parque Piray.

Em seguida, a bióloga do município – Sirlei explicou a importância das atitudes de cada ser humano em prol da preservação ambiental visando a garantia do futuro da humanidade.

O representante da SANESUL – Empresa de Saneamento de MS – Reginaldo Santos Dagostin falou sobre formas de economia de água e a prevenção do disperdício. “Sabemos da importância da água nas nossas vidas e por isso temos que preservá-la ao máximo e usar com racionalidade. Para isso, vocês crianças, devem aprender desde cedo como fazer para ajudar nesta meta” enfatizou Dagostin.

Ele também ressaltou sobre as campanhas educativas promovidas pela SANESUL que estão fortalecendo e garantindo além de água potável nas torneiras de toda população, o uso responsável deste recurso indispensável para o ser humano.

O prefeito José Roberto Felippe Arcoverde falou sobre o porquê da importância da orientação para todas as crianças, dizendo que são elas que garantirão que tudo o que se faz hoje para proteger as nossas nascentes e a água de uma forma geral no futuro.

Participaram do evento além do prefeito Zé Roberto, o secretário de meio ambiente – Edivaldo Luiz Dutra Vargas, a secretária de educação – Julice Ravagnani, o secretário de assistência social – Clodoaldo Bonkoski Alves, o secretário de governo – Agnaldo dos Santos Souza, o coordenador da AGRAER local – Emerson Moreira Batista, o vereador Edson Barbosa de Souza, o presidente da Câmara de vereadores – Jesus Milane de Santana além dos diretores e professores das unidades municipais de ensino.