Projovem Adolescente tem nova turma em Iguatemi.

Publicado em: 05/03/2012 08:00
Fonte/Agência: Anailton Batista – Assessor de comunicação da prefeitura de Iguatemi.
Projovem Adolescente tem nova turma em Iguatemi.

A secretaria municipal de assistência social de Iguatemi através da coordenação do Programa Federal Projovem realizou na última semana, a apresentação da nova turma de adolescentes.

O evento contou também com a presença de dezenas de familiares dos alunos que foram prestigiar o primeiro dia dos jovens no Programa onde o prefeito José Roberto acompanhado da primeira dama Sandra Arcoverde também estava presente.

Serão 25 novos adolescentes que frequentarão as atividades desenvolvidas pelo programa com a intenção de orientar e preparar o jovem para o ingresso na vida profissional e social.

O Projovem Adolescente tem por foco o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. Isso é feito por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a convivência social, a participação cidadã e uma formação geral para o mundo do trabalho.

O público-alvo constitui-se, em sua maioria, de jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Os jovens são organizados em grupos, denominados coletivos, compostos por no mínimo 15 e no máximo 25 jovens.

O grupo é acompanhado pela orientadora social Eliane Ferro e supervisionado por uma Assistente Social do CRAS de Iguatemi, também encarregado de atender as famílias dos jovens, por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif).

O Projovem deve também possibilitar o desenvolvimento de habilidades gerais, tais como a capacidade comunicativa e a inclusão digital, de modo a orientar o jovem para a escolha profissional consciente, prevenindo a sua inserção precoce no mercado de trabalho.

A metodologia prevê a abordagem de temas que perpassam os eixos estruturantes, denominados temas transversais, abordando conteúdos necessários para compreensão da realidade e para a participação social.

Por meio da arte-cultura e esporte-lazer, visa a sensibilizar os jovens para os desafios da realidade social, cultural, ambiental e política de seu meio social, bem como possibilitar o acesso aos direitos e a saúde, e ainda, o estímulo a práticas associativas e as diferentes formas de expressão dos interesses, posicionamentos e visões de mundo dos jovens no espaço público.

A orientadora Social do Projovem de Iguatemi comentou que já na sua primeira atividade do ano, o novo grupo participou das atividades do projeto “Juventude e o meio ambiente” que trata da orientação e responsabilidade do jovem para com o futuro do planeta através do meio ambiente sustentável.

“Levamos os jovens para visitar as dependências da Unidade de Processamento do Lixo que trabalha na reciclagem de resíduos sólidos e orgânicos em Iguatemi e esse conhecimento que eles obtiveram lá será muito útil na vida de todos eles, pois sabem agora que o futuro será melhor se todos consumirem de forma responsável e consciente” afirmou Eliane Ferro.

O secretário de assistência social de Iguatemi – Clodoaldo Bonkoski Alves ressaltou que as atividades do Projovem são realizadas na sede do CRAS e que no ano passado foi formada uma turma de 25 jovens que foram substituídos agora por novos integrantes.